terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Clubes de Golf, Regras Absurdas e Michael Jordan e o seu amor às Cargo Pants

Há uns dias, um dos maiores ícones do desporto do século XX, Michael Jordan, o ex-basquetebolista dos Chicago Bulls (para mim pessoalmente, o maior), foi expulso de um clube de golfe na Florida. Motivo: Jordan desrespeitou o "dress Code" do clube, ao usar cargo pants, peça de roupa de que o multimilionário ex-craque se confessa indefectível. Tanto, que preferiu aceitar a ordem de expulsão, a prescindir do seu uso aquando da prática do seu agora desporto preferido.
Todos sabemos que muitos destes clubes têm regras...digamos...originais, para não lhes chamar ridículas, de que aqueles clubes ingleses que proibem terminantemente a entrada de mulheres nas suas instalações são só um exemplo extremo. Como diria Groucho Marx "Nunca pertenceria a um clube que aceitasse um tipo como eu como´seu sócio". Mas também só se inscreve quem quer, e quem o faz, deve ter consciência das regras´a que se sujeita.
Contrastando com a admiração que tenho por Michael, confesso a minha pouca simpatia pelas famigeradas cargo pants, não só por ser uma moda que emanou dos quartéis e eu sou o mais anti-militarista possível, como as acho profundamente inestéticas com aqueles bolsos de lado, que têm a triste tendência para rapidamente se transformarem em autênticos alforges, sendo que o meu padrinho, o meu guru em questões de estilo, sempre me disse que os alforges são de uso exclusivo dos burros. Felizmente, uma coisa são as modas e essas passam depressa, outra é o estilo, e esse permanece sempre e é o que define o bom ou mau gosto do sujeito.
No caso, e tendo em conta que a liberdade individual se sobrepõe sempre a qualquer questão de moda ou estilo, se Jordan entende que as cargo pants lhe são essenciais, fez muito bem em preferir a saída a aceitar uma regra que considerou absurda, opinião que com ele partilho, apesar da minha manifesta aversão a tal peça de vestuário.
Por outro lado, reafirmo que talvez MJ se devesse ter informado a que se obrigava, antes de se inscrever no clube "cargo pants not allowed". Provavelmente, terá pensado que tê-lo como sócio, seria uma questão de prestígio para a agremiação, o que, pelos vistos não pesou na decisão dos responsáveis da instituição.
Ou talvez tudo não passase afinal de uma questão cromática, sempre tão cara aos americanos. 

4 comentários:

  1. Esta história é completamente absurda: quer dizer, por um lado queriam ter um sócio tão famoso, mas por outro lado obrigá-lo a vestir vestuário condigno com a "chiqueza" do clube? Inclino-me mais para que alguns outros sócios torcessem o nariz a ter um negro como companheiro de tacadas!

    É que esses "dress codes" não costumam estar escritos em lado nenhum, mas assim como assim podem sempre servir de desculpa para a expulsão de qualquer sócio...

    Razão tinha o Groucho! :D

    Enfim, a história é absurda, mas gostei da maneira como a contaste! :)

    ResponderEliminar
  2. O americano que proclama sempre liberdade, democracia, etc...quando se trata de 'color' a combinação fica a aparecer-lhe...
    Vic, se eu não aparecer neste teu blog inclinado ao bom gosto em geral, quero desejar-te Um Natal Muito Feliz e um 2013 que te deixará saudades, família claro aí incluída e aquela vassourinha de olhar confuso. Valeu ter conhecido este teu blogue. Abraço

    ResponderEliminar
  3. EM termos de estilo o problema do Jordan não é usar cargo pants. O problema dele é o problema de muitos homens, principalmente americanos, usar dois números acima do dele.

    ResponderEliminar
  4. A grande maioria dos americanos têm tendência para esta roupa pseudo super confortável.
    Basta vê-los nos churrascos com os seus fatos de treino vestidos.

    Não admira que haja tanto programa com fashion advisers. Tenho aprendido umas coisas.

    É questão para dizer que o dinheiro não compra bom gosto.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!