segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

2012 - O Ano do Meu Quase Divórcio...

…do Cinema
Pois é, 2012 marcou o meu quase divórcio com o cinema. Algumas condicionantes (por exemplo, cada vez tenho mais dificuldades em aguentar um filme de uma ponta a outra sem intervalo e as pipocas ainda menos), a que se juntou algum desinteresse pela cinematografia exibida durante os 366 dias, fez com que eu quase não pusesse os pés no cinema.
Claro que, sentado no sofá consegui ver alguma coisa interessante, ao mesmo tempo que revia uns clássicos.
 
Mas como a vida é feita de compensações, tive mais tempo para ver televisão, e cheguei à conclusão (triste) de que os desgraçados que só têm acesso ao pacote básico (os 4 canais), podem-se considerar mesmo isso, desgraçados.
 
Com efeito, a programação dos 4 canais é de uma pobreza aflitiva. Poderia dizer que se safa alguma coisa do da RTP2, mas a verdade é que a programação da 2 já não é o que era, além do que a maioria dos programas aceitáveis, é emitida a horas impróprias para quem se levanta cedo para trabalhar.

 
Enfim, as únicas coisas que vi interessantes nos 4 canais foram a nova versão de “Gabriela” e o inevitável "5 para a Meia-Noite", sem qualquer dúvida, um dos “acontecimentos” em televisão dos últimos anos. (É verdade que os sketches humorísticos do Herman têm sempre um nível elevado, mas o resto do programa...) Até se pode dizer que esta Gabriela subverte a obra de Jorge Amado. É verdade, mas não se lhe pode tirar méritos: é uma produção de muito bom nível, bom casting com o senão de um Coronel Ramiro Bastos demasiado “novo”, boa condução de actores e excelentes fotografia e guarda-roupa.
De modo que face à aridez das programação das generalistas, a solução, é virarmo-nos para os canais por cabo. Neste post, vou, para já, ater-me às séries a que assisti em 2012, e não tenho dúvidas em afirmar que foi um razoável ano nesse particular.
Sem querer estar a, para já, estender-me muito em considerações, aqui vai uma lista das séries que vi em 2012, e que me mereceram atenção:
 
 
- Midsommer Murders
- Wallander
- Guerra dos Tronos
- Death in Paradise
- Boardwalk Empire
- Satisfaction
- The Tudors
- Memphis Beat
- Downtown Abbey
- Spartacus
- Luther
- Castle
- Lie to Me
- Poirot, os Filmes
  - Foyle’s War (T.8)
- Criminal Minds
- The Borgias
- The Good Wife
- Homeland
- The Body Farm
- The Killing
- Withechapel
- Trilogia Millennium
- Chamem a parteira
- Grandes esperanças

O enunciado das séries não está por ordem alfabética, ou pela minha ordem de preferências propositadamente. Baralhei para que quem se quisesse dar ao trabalho, me desse algum feedback sobre as que mais agradaram ou não.
Gostava mesmo de saber a vossa opinião, até porque da lista, constam algumas das melhores séries que vi até hoje.
Fica portanto o desafio. Depois, darei então nota da minha opinião sucinta sobre cada uma delas.

10 comentários:

  1. Ainda não vi metade delas, mas, para mim, a melhor não está nessa lista. É, sem dúvida, a Walking Dead, depois a Downtown Abbey, a Mentes Criminosas (suberba), a Spartacus (embora tenha perdido com a morte do actor que protegonizou o spartagus na temporada Blood and Sand). A Tudors, achei demasiado fastidiosa e a Guerra dos Tronos, acho sempre que tem muita parra e pouca uva, se me faço entender. De qualquer maneira, se ainda não viste, gostava de te recomendar a Prison Break que é uma belíssima série, muito bem construída, com um enredo magnífico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi a Prison Break, Colour. Só que não foi já este ano, por isso não a mencionei. O Walking dead nunca vi, não faz mesmo o meu género de série :). Gosto de coisas mais realistas, percebes? :)

      Eliminar
  2. Como não vi todas, torna-se difícil classificar por ordem. Mas a primeira de todas, para mim, foi Downton Abbey. Da qual não pretendo ver mais nenhum episódio, que acho inadmissível o que fizeram com o especial de Natal, porque o actor principal queria largar a série... :P

    A trilogia Milleniun teve série, ou foram os filmes suecos? Os filmes suecos vi e também gostei bastante. O Poirot vi quase todos, uns melhores que outros. Outra que não listaste e que é das minhas preferidos é o "Era uma Vez..."

    De resto de seguida gosto do "Castle" e de "Lie to me". "Mentes Criminosas" assim assim, que por vezes é muito violento. E de "Midsommmer Murders" só vi um ou dois episódios, um pouco complicados, de modo que não tenho grande opinião até ao momento.

    Mesmo assim, devo dizer que no cinema vi bons filmes. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não apreciei aquele especial Natal do Downton, Tété.
      Quanto ao Millennium, referia-me mesmo aos 3 filmes suecos, que eu vi como se fosse uma série.
      Quanto ao Era uma vez, comecei a ver, mas desisti. Não gostei mesmo, apesar de ser um grande apreciador da Jennifer Morrison.
      Mais tarde, darei então a minha opinião sobre cada uma :)

      Eliminar
  3. Para distrair, ou seja, que se pode ver apenas com um olho... Castle e de Lie to me. ;)

    Withechapel e Wallander... ex-quo em primeiríssimo lugar, sem qualquer tipo de concorrência! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nêspera, o Castle é mesmo uma distração. O Lie to me já é mais complexo, e vale pelo Tom Roth.
      Concordo com a tua opinião sobre a Withechapel e Wallander, mas para mim, nenhuma suplanta o Foyle's War, e sou um indefectível do Poirot. :)

      Eliminar
  4. Adoro o Homeland, mas a melhor série da última década, quanto a mim, é o Sherlock. Vic, Vic, que omissão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Rachelet, e eu que nunca fui com a cara "deste" Sherlock. A sério, vi 2 ou 3 episódios e não apreciei. :)

      Eliminar
  5. completamnete de acordo, em tudo.
    A Gabriela é um marco em telenovela.
    eles sabem, os brasileiros

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!