terça-feira, 2 de outubro de 2012

Com este Sol, um almoço ligeiro de Verão, Queijo e Presunto - Wanna Bite? (12)

Saí de manhã, e o sol, de tão forte, apanhou-me desprevenido, depois dos dias outonais que se arrastavam desde a semana passada.
Decidi pois, fazer uma espécie de despedida de Verão, com um almoço que faço algumas vezes durante a estação quente: uma tábua de presunto JJJ cortado à mão e outra de queijos.
Geralmente, os queijos preferidos são: Queijo da Serra (dos comerciais, o de São Cosme é excelente, principalmente quando ainda está amanteigado), o Queijo de Serpa, o picante de Castelo Branco (não há melhor queijo para acompanhar um café e um bom pão caseiro estaladiço) e um bom Queijo Manchego, que pode também ser substituido por Queijo da Ilha.
Outra alternativa, são umas tapas, mas dessas, falarei daqui a uns dias, e mostrarei algumas das minhas especialidade preferidas, como as de boquerones com pimento vermelho, ou  as de farinheira com maçã.
 
 
 
Para acompanhar: "Avec les Bons Voeux de la Brasserie Dupont"

 
A Avec les Bons Voeux, é uma das minhas cervejas preferidas. Vem numa garrafa de 0,375l, e vem rolhada à maneira champanhes, o que faz adivinhar uma bela efervescência, que não falha. É uma cerveja que fica muito bonita no copo, com a sua cor alaranjada e o seu "chapéu" de espuma branca.
E acreditem que o sabor corresponde plenamente, riquíssimo, e que preenche todos os recantos da boca.
 É sabido que os belgas gostam de cervejas fortes, condimentadas, o que poderia dar a ideia - errada ideia - de que tal se deve ao clima acabrunhado do pais, e que por tal, o seu consumo se deveria restringir a dias outonais ou mesmo invernosos. Esta “Avec les bons voeux…” não foge à regra, como demonstram os seus 9,5% Abv. E no entanto, poucas companhias seriam mais indicadas que ela, para uma escaldante tarde de Verão português.
Uma grande cerveja.

9 comentários:

  1. Presunto, queijos e cerveja? A tua sorte é que já almocei, se não punha o nariz no ar qual rafeiro e ia dar à tua porta, a salivar... :)))

    ResponderEliminar
  2. Gastrônomo, lançador de modas com chapéu, colecionador de sapatos e relógios de pulso, cachorras cocáveis...não é um dandy este Vic?

    ResponderEliminar
  3. Desconfio que engordei qualquer coisinha só de passar os olhos por estas linhas...

    ResponderEliminar
  4. E como fiquei agora mesmo a salivar...aquele presunto que está na cozinha...vai morrer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, é só para avisar que havia uma caixa (não muito grande...mesmo nada pequena) cheinha de presunto, e agora já não há!

      Eliminar
  5. Queijos e presunto... A minha perdição!
    Nham nham... Vou ficar a babar ;)

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!