sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Atenção! Este não é um Fashion-Blogger post, mas sim um post sobre cachemira (não a região e sim o tecido)

O tacto é um dos sentidos que mais me influencia quando se trata de vestir. Aliás, embora me pareça que seja um sentido pouco "considerado", acaba sempre por ter uma importância decisiva nos nossos quartos: há quem só goste de dormir em lençóis de seda ou cetim (eu prefiro o bom lençol de linho do Egipto), há quem não prescinda da lingerie de seda (eu prefiro uma pele sedosa, seda, só gravatas e lenços de bolso), mas definitivamente, quando se chega a esta altura do ano, do que eu não prescindo é mesmo do toque da cachemira no que diz respeito ao guarda-roupa (e vem isto, a propósito deste post do Bruno).
Assim, e como se pode constatar nas imagens, seja casaco, seja pullover ou gravata, sempre a caxemira a casar com a flanela das calças, a popelina da camisa e a lã das argylle. A mim, o tacto da caxemira, dá.me o mesmo aconchego que o calor da lareira ou do serão em família. Quem prefere outras texturas, pode sempre argumentar com os preços, muitas vezes pouco convidativos das peças em cachemira. É evidente que o serrubeco é incomparavelmente mais barato. Mas em contrapartida, com uma boa cachemira estamos sempre a salvo de uma inconveniente doença de pele a não ser que sejamos alérgicos a coisas boas.

 
 
NOTA: - Nas fotos acima, só o casaco e o pullover são de cachemira!

32 comentários:

  1. Sabe bem o toque da caxemira, nisso tenho de concordar.

    ResponderEliminar
  2. Comprei hoje mesmo uma camisola belíssima em caxemira para levar para Portugal.
    Faço minhas as tuas palavras "o tacto da caxemira, dá.me o mesmo aconchego que o calor da lareira ou do serão em família".

    ResponderEliminar
  3. Pois, mas um bom "pullover" de caxemira é coisa para €500. E o que não faltam por aí são imitações a preços módicos. Para isso, mais vale comprar um bom "pullover" escocês de "lambswool".

    ResponderEliminar
  4. Meu caro JC, por um pouco mais de 300€ já se arranjam bons pullovers de caxemira.
    Como é evidente, seria pretensiosismo (e estupidez) demais da minha parte, desprezar o bom pullover escocês. Aliás, em caxemira só tenho mesmo este das fotos e outro azul escuro. Os outros, são todos em lambswool, esplêndidos, quase todos comprados na Wesley, e já contando com alguns anos a durar. São quase como a Duracell :)

    ResponderEliminar
  5. Bom gosto e saber o que é bom não é para qualquer,é preciso ter casta, lol.

    ResponderEliminar
  6. Sempre elegante meu caro VIC*
    Não é para todos os bolsos..... :)
    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem por isso, Q. Por vezes é uma questão de critério :)

      Eliminar
  7. A camisa, a gravata, o pullover e o blazer estão spot on. Gosto bastante do tom de laranja da camisola e do padrão do blazer.

    Já não sou tão adepto de lenços muito coloridos porque concentram demasiada atenção para o meu gosto.

    Mas é curioso estar a ver este post porque acabei de colocar um no blog sobre os cardigans e pullovers de cores fora do habitual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Bruno, o que visto é para minha satisfação pessoal, pelo que os lenços nunca me dispersam a atenção. Para mim é somente um pequeno pormenor que acaba por compor o conjunto :)

      Eliminar
  8. O que é inegável é que, seja com lambswool ou cashmere, estás sempre impecável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só por isso, estou tentado a editar pelo menos um post do género todas as semanas, Margarida :)

      Eliminar
  9. Para terras onde o frio predomina - como aqui no sul do Brasil a cachemira até pode ser achada....mas no restante do país já não. Aqui no Rio de Janeiro por exemplo, já não há muito demarcada esta diferenciação de 4 estações. É comum no inverno termos sol e temperaturas muito amenas....A tua sempre elegância me faz assuntar em quem poderia ser o próximo embaixador (da moda) de Portugal no Brasil...:>))
    Um abraço grande
    PS: já estou há 45 dias no alho com azeite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que me explicar essa do alho e azeite SR. Estás feito bacalhau? :)

      Eliminar
  10. O Vic tem muito bom gosto, adorei.

    ResponderEliminar
  11. Gosto do pullover laranja no conjunto! Gosto mesmo muito do ar elegante ;)

    Tem piada, eu olho ao material quando faço os artigos da Libelinha Design mas quando faço algo para mim já não ligo tanto. Será que posso dizer "em casa de ferreiro espeto de pau"?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, Libelinha. Mas não sentes o toque diferente?

      Eliminar
    2. Claro que sinto a diferença Vic, mesmo na altura da manufactura. Mas como as ideias de novos projectos e experiências são testadas primeiro por mim, o material de qualidade é caro e há experiências que não correm tão bem como se prevêm... De vez em quando também me mimo, quando o projecto está mais que estudado e não há que errar na sua manufactura. Tenho um xaile e umas mittenes que fiz no ano passado 100% lã e nota-se bem a diferença do vulgar acrílico.

      Eliminar
  12. Montanhas de diferenças, no que toca a vestir nos separam. Mas, pequenos pormenores nos aproximam. O toque na e da roupa. Tecidos manhosos não obrigado. Materiais demasiado sintéticos é uma afronta (nem nos ténis, os meus adorados ténis) os suporto. e depois, um pormenor, as mangas do blazer. Fantástico, faz toda a diferença, não achas? justas, na medida certa no braço. Porque o casaco mais cumprido ou mais curto (sejamos thom brown ou tom ford) é uma questão de gosto, mas as mangas, é toda uma outra história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, E. Tem a sua importância. Umas mangas demasiado compridas e que não deixem ver pelo menos 1cm de camisa ( no exemplo acima não se vê, por estar com as mãos nos bolsos) são imperdoáveis. Já na largura, tem que ser na medida certa: demasiado largas retiram qualquer elegância ao casaco, demasiado justas, dão a sensação de que se está a usar o número errado (além de que enrugam de forma muito inestética, subindo demasiado no braço)

      Eliminar
    2. Humm...
      Como adivinhei que és um fanático pela cor laranja?

      Eliminar
    3. Dedução totalmente falhada :)

      Eliminar
  13. Admiro de sobremaneira a tua faceta fashion.
    Gosto do lencinho no casaco.
    Os pormenores fazem a diferença.

    Tal como tu a cachemira tem um toque inigualável.
    Um 'gentleman' sem mácula!
    Parabéns!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Concordando com a questão das fibras, muito gosto de ver o meu cor-de-laranja tão desejado para esta estação!

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!