quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Grandes Pémios "Balde de Estrume"

Eu sei, já devia ter atribuido os grandes prémios“Balde de Estrume” na 2ª feira passada, mas como dizia o poeta que a vida é feita de mudança - no meu caso, a vida é feita de percalços - a verdade é que 2ª e 3ª feira, algo inusitado me impediu de escrever e assim, atribuir os anunciados prémios.
Mas cá estou de volta, e desde já apresento uma foto da tão ansiada estatueta, que, acredito, irá ser muito disputada.
Antes de passar a referir os meus eleitos, uma nota: levei em conta as opiniões de quem quis dar a sua opinião, e há entre os indicados um que eu não nomearia nunca: José Rodrigues dos Santos. A explicação é simples: posso concordar que terá os seus defeitos como toda a gente e que o modo de transmitir as notícias possa não ser o melhor (eu acho que os há bem piores, e como considero o noticiário da RTP o mais isento de entre as generalistas, sempre se pode dar um desconto ao mensageiro) e até se pode embirrar com o piscar de olho final . para mim, é como se fosse um aperto de mão de despedida – mas as excelentes entrevistas que lhe tenho visto fazer a vários escritores, nomeadamente uma memorável ao extraordinário Umberto Eco, salva-o de qualquer espécie de embirração da minha parte.
Mas vamos então aos Prémios:
- o 1º Balde vai para o mais horripilante casal de apresentadores das manhãs de TV: o inefável Goucha e a bimba Cristina, que, como dizia há dias o Herman, é uma rapariga com o estilo de caixa da Makro a quem puseram em cima de uns Louboutin (veio-me agora à ideia a imagem da “Gabriela” a tentar andar de saltos altos, e a CF é mais ou menos assim, mas com uns meses de treino e com a voz da sirene dos Bombeiros Voluntários de Freixo de Espada à Cinta). Além das bichezas do Manelinho (lá me vem outra lembrança: a do inesquecível Nélio do Herman), ainda se leva com as alarvidades da Tininha. Como aquilo é um programa que, dizem, tem como público-alvo as donas de casa e os reformados, não admira muito que as estatísticas assinalem um aumento substancial da percentagem de idosos com comportamentos desviantes (aumentaram fortemente os casos de assédio sexual em lares de 3ª idade) incremento de casos de surdez e demência, além de incidentes de violência doméstica.
- o 2º Balde vai – e aqui já levo em conta as opiniões expressas por alguns dos meus queridos leitores – para Daniel Oliveira. Meuas amigos, não há mais ninguém que de tão bonzinho, se torne tão rançoso. Dá bem ideia do nível intelectual da nossa “inteligentzia” e particularmente de muitas figuras do nosso show-biz a forma como se submetem a interrogatórios parolos e a puxar à lágrima fácil. Tão sensíveis que nós somos!
- o 3º Balde vai – imaginem – para uma das pessoas que mais admiro no panorama televisivo de há uns 30 anos para cá: precisamente o Herman José. O Herman continua a ser o nosso maior humorista, mas o seu programa de entrevistas…credo! Sem sequer sair da língua portuguesa, comparar o Herman 2012 com o “Programa do Jô”*, é quase a mesma coisa que comparar a estrada da beira com a beira da estrada. É que só se safam mesmo os brilhantes sketches!
Herman, faz-nos um favor, arranja-nos qualquer coisa à imagem da inesquecível “Herman Enciclopédia”. É que para Late Shows já temos o “5 para a Meia-Noite”, que nos serve muito bem.
 
(continua)

12 comentários:

  1. Pois acho que o prémio à dupla está muito bem atribuído. O herman não posso opinar porque não vi as ditas entrevistas. O José Rodrigues dos Santos, aprecio-o, sobretudo, como escritor!
    Estou à espera de mais!

    ResponderEliminar
  2. Na política sem dúvida Carlos Zorrinho. O seu vazio intelectual nunca deixa de me surpreender.

    Daytime TV é daytime TV, tem de ser básico e piroso para chegar ao público-alvo.

    O heman é o exemplo de alguém que esteve no topo e depois caiu, hoje é aquele dinossauro deprimido e sem chama, como um leão de circo que já não consegue rugir. Às vezes tenho pena dele e compreendo que ele sinta muita nostalgia de tempos idos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com a atribuição do primeiro balde, aquela dupla não tem ponta por onde se pegue.

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  4. Gosto do herman. Isto de fazer humor é das coisas mais complicadas...
    E ele até tem feito programas duma originalidade incomum. Com este discordo.
    Quanto ao JRS, como ando a ler os seus livros virados para a religião neste momento aprecio-o. Mas, já gostava dele anteriormente. Assim, concordo contigo.

    Venham mais...

    Espero que não me caia nenhum pedacito do conteúdo do referido prémio em cima.

    Beijinho, sem precalços.

    ResponderEliminar
  5. Vic, são gostos.:) Eu não suporto a forma como o RS apresenta as notícias nem aprecio o RS "escritor"...

    ResponderEliminar
  6. Yeaaaaaaaaah!
    Um ganda balde de estrume para o seboso do Daniele Oliveeeeeeeira!
    Já ganhou! Já ganhou! Já ganhou!

    ResponderEliminar
  7. Tirando a esganiçada, não concordo com nenhum! E sim, concordo que o Herman é mau entrevistador (se é o que se pode chamar àquilo que faz!), mas embora esteja distante dos seus tempos áureos de humorista, ainda tem uma certa piada...

    Então e o Mário Crespo saiu dos tops? E a inenarrável Teresa Guilherme também se safa. Enfim, gostos são gostos!

    Mesmo assim, atribuía-os quase todos aos políticos, com prestações muito piores e, pior ainda, que nos afetam mais a todos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tété, a lista ainda vai ter continuação, tal como refiro, por isso, alguns políticos e o Crespo terão o merecido prémio. Já agora, a ordem é aleatória, não há tops (se calhar, os tops veem no fim :)
      Quanto ao Herman, como refiro no texto, continuo a ser um dos seus fãs, e para mim é o maior do humorismo, O que me chateia são aquelas entrevistas mesmo. Acho que era preferível estar só vocacionado só para o humor. Já agora, e por curiosidade, como entrevistado é sempre muito bom.

      Eliminar
  8. O 1º prémio está bem atribuído, sim senhor. Sobre o 2º não me posso pronunciar. Já o Herman, embora não seja um Jô, tirava-o da lista:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao Herman, lê a minha resposta acima, Nina :)

      Eliminar
  9. Eu dava um à Margarida Rebelo Pinto, apesar do "downsizing" que fez ao "lifestyle"; Concordo com a nomeação da dupla das manhãs da TVI, mas também não suporto o Jorge Gabriel; também atribuía um ao ramo da família Carreira que se dedica às cantorias e ao José Malhoa que abandonou as baladas dos anos 80/90 para se dedicar ao espectáculo triste que apresenta hoje em dia; acho que não necessito nomear o Relvas deve estar na lista de toda a gente e ... agora ficava aqui a noite toda. Felizmente Portugal é um país cheio de "talentos" que merecem este galardão...

    Aqui perto, acho que em Cantanhede, há um licor muito docinho que dá pelo nome de "Licor de Merda" sugiro como bebida oficial para a cerimónia ;)

    ResponderEliminar
  10. Depois que inventaste estes prêmios, a Rua ficou muito malcheirosa; não passa o serviço de limpeza urbana aí?
    Abraços com muito AQUA DI GIOIA

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!