domingo, 15 de abril de 2012

Náo gosto de blogs...

…que não permitem comentários!
What’s the point? Para que é que alguém tem um blog onde quem lê não pode comentar o que lê? “Ah! Os stalkers e tal”. O caraças! Todos os blogs têm moderação de comentários (não aprecio muito o conceito - censura - mas compreendo perfeitamente, aceito e usá-lo-ei se alguma vez se verificar necessário).
Então, porquê? Ter um blog onde ninguém pode comentar, não é mais ou menos a mesma coisa que escrever um livro e avisar antecipadamente que não se aceitam opiniões dos críticos literários? Ou de quaisquer outros críticos? O que me parece sempre, é que os autores desses blogs se querem colocar numa posição de superioridade intelectual e moral em relação aos seus leitores, ao povaréu que se ajoelha face à grandeza do ungido autor. E é por isso, que já não leio esses blogs: quando me aparece algum, passo logo à frente.
Ah! Não é bem assim, aquilo são simples desabafos, coisas pessoais!” Eh pá, sendo assim, não as tornem publicas. A quem é que interessam os desabafos de um gajo/a qualquer que depois não quer saber da opinião dos outros em relação ao assunto? É pessoal? Eh pá, então comprem um moleskine ou uma sebenta, escrevam lá os pensamentos íntimos. É a melhor maneira de os manter mesmo isso: íntimos. Acerca dos quais mais ninguém a não ser os próprios tem algo a dizer!

24 comentários:

  1. Penso o contrário... encontram-se numa posição fragilizada, sem certeza da sua postura perante os seus gostos, opiniões, valores e atitudes.
    Eh pah... Que façam psicanálise :)

    ResponderEliminar
  2. Independentemente da intenção, concordo contigo. Também não gosto, não acho que faça muito sentido. Respeito, mas também passo à frente.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a tua opinião a 100%, acho que uma parte gira do blog é ver o que os outros comentam sobre as nossas opiniões.

    ResponderEliminar
  4. Eu cá aprecio muito os comentários do amigo Vic!

    ResponderEliminar
  5. Vaporub, diz lá quem é que te irritou com a sua pseudo superioridade intelectual? Não podemos comentar nos blogues deles mas nada nos impede de os comentar nos nossos, fazendo-os compreender a verdadeira dimensão da blogosfera.*

    ResponderEliminar
  6. Eu que estava a pensar fazer isso no meu :'( sniffff...


    :)
    (concordo, claro!)

    ResponderEliminar
  7. Existe de facto alguma contradição. Mas, eu entendo quem gosta de ver os seus "escritos" na estrutua de um blog e que não pretende comentários "desleixados", digamos assim, talvez por ter uma relação muito estreita com aquilo que escreve.
    Ao não permitir comentários no blog e aceitá-los por email, por exemplo, o autor está a filtrá-los e se alguém tiver algo mesmo sentido a dizer não deixa de fazê-lo.
    Evita-se mais comentários como "também gosto muito do meu cão", num texto sobre a solidão, "sei o que estás a sentir, eu também detesto a primavera", num desabafo, metafórico, sobre opressão psicológica, ou "gostei muito, beijinho", num enorme poema que versa a ternura suscitada pelo sabor de uma infusão de camomila.
    Atenção: todos estes exemplos foram inventados, por mim agora, e estão, naturalmente, exagerados. Mas não se distanciam muito de alguns que já li em blogs, a partir de texos bastante mais "exigentes".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro anónimo
      Poderia estar completamente de acordo consigo, não fora um pequeno pormenor e que é o facto de existir a moderação de blogs. Através dessa ferramenta, o autorpoderá filtrar o que entende dever ou não ser exibido no seu blog.
      Mas há mais: os comentários não estão visíveis, pelo que o autor não corre o risco de ver baixar o nível do seu blog com comentários inócuos (e isto deduzi eu que o meu caro quis dizer, fará o favor de me corrigir se estou errado). O facto de haver alguns desses comentários, só significa que houve mais umas pessoas que leram, se interessaram, e quiseram dar o seu contributo, pouco profundo talvez, mas, quer se queira quer não, uma demonstração de interesse de qualquer forma. É que há pessoas simples, com sentimentos simples e que se manifestam simplesmente.
      Como referi, poderia estar de acordo consigo, mas não consigo deixar de pensar que os referidos bloggers adoptam uma posição de superioridade moral e intelectual em relação aos leitores, ou, pelo contrário, e como diz aí em cima e muito bem, a nêspera, "porque se encontram em posições fragilizadas, sem certeza da sua postura perante os seus gostos, opiniões, valores e atitudes"

      Volte sempre

      Eliminar
    2. *Onde se lê moderação de blogs, deverá ler-se moderação de comentários.

      Eliminar
    3. para ir de encontro a tudo o que foi dito, fico mais feliz com a minha consciência se dizer que gostei muito da frase:
      É que há pessoas simples, com sentimentos simples e que se manifestam simplesmente.
      é uma frase bestial! e é importante dizer isto, para que o amigo Vic se sinta seguro para nos brindar com mais algumas destas! :)

      Eliminar
  8. e perder a hipótese de polemicizar ardentemente numa caixa de comentários? nunca! comentários sempre!

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo! Quem deseja ter pensamentos íntimos e privados não os publica. Ponto final parágrafo.

    Não querem comentários, porque estão acima da "carne seca"? Oh, que pena, também não os leio e passo adiante. Sem interatividade e partilha, quiçá polémica, que interesse é que tem um blogue? ;)

    E privatizar o blogue só para convidados? Oh, oh, essa ainda é melhor, se por acaso algum dos favoritos se lembra dessa, apago logo o link! Acabou-se a conversa!

    Do mesmo modo, também não me acanho nada em apagar um comentário inconveniente. Já o fiz e voltarei a fazer. E inconveniente não é estar em desacordo com a opinião de quem escreve, mas ser insultuoso (com o bloguista ou com os restantes comentadores) ou, aí já mais raramente, vir com spams publicitários que não interessam nada a ninguém - felizmente estes últimos têm sido filtrados pelo próprio Google!

    Enfim, a blogosfera é como o mundo lá fora: há gente para tudo, a indiferença perante aqueles que não interessam ainda é a melhor política! :D

    ResponderEliminar
  10. Aquela de gostar da plataforma de blogs, existia (e penso que se mantém), a hipótese de só o próprio ou quem ele quisesse ler o dito blog. HAvia a hipótese de se entrar num blog por convite, penso eu.
    se é para ser íntimo e gostar da plataforma, força nisso!
    Mas penso que o Vic e mais algumas pessoas tocaram aqui em alguns pontos.
    Apesar de tudo, sigo um blog sem comentários, porque gosto do layout e das imagens que ocasionalmente coloca. E como sou pouco de comentar,naquele em particular torna-se pouco incómodo para mim ter ou não comentários.
    Agora também posso adiantar que não escrevo para que comentem, sinceramente. Gosto que me leiam, apesar de só escrever parvoeiras, mas não acho que seja essencial comentarem, apesar de ter comentários abertos. Até porque existem posts e posts e existem formas de escrever que não levam a comentários porque nao têm, nem demandam, qualquer tipo de profundidade.

    ResponderEliminar
  11. Não tenho nada contra, Vic. Vejo-os como diários. É quase como ler um livro. Sigo alguns (Chove, Rulote, Vontade Indómita) e aprendo bastante, o que acaba por ser, essencialmente, o que me dá prazer. Aliás, aprendo com todos, por isso os sigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maya, eu não disse que estava contra. Só disse que não gosto. Além disso, e como digo no texto, os livros estão abertos a análises positivas ou negativas, quer dos críticos literários, quer dos leitores. Não é o caso em relação aos blogs. Só isso, entendes o meu ponto de vista? Claro que há leitores a seguir esses blogs e eu não os critico por isso. Eu não ofaço por uma questão de princípio :)

      (depois é como digo, se querem escrever um diário, comprem um moleskine, ou um daqueles diários com fechadurinha e chave e tudo, eheheh)

      Eliminar
    2. Não se fala mais nisso. :)

      (mando-te uma francesinha e tu mandas-me uns pastéis de belém, d'accord?)

      Eliminar
  12. Para os que concordaram com o que aqui manifestei, creio estar tudo dito.
    Conforme o que escrevi antes, concordo com o que a nêspera escreveu. Também pode ser por aí.
    também com o que a Teté acrecentou quanto aos blogs fechados, mas a esses nem sequer vou e não tenho que me incomodar. Os autores selecionam á priori quem querem ter como leitor alvo, e aí nada a dizer. Já se me vierem comentar sem me darem possibilidade a que faça oo mesmo no deles, é certinho que os comentários serão apagados, uma vez que tal atitude carece de qualquer coerência.
    A Mesmica também tocou num ponto interessante: escrever sem o objectivo primordial de ter comentários. Ora eu acho que ninguém escreve exclusivamente em função de comentários. Eles aparecem, muito bem. Não aparecem, tudo bem na mesma, até porque, como ela refere
    "existem formas de escrever que não levam a comentários porque nao têm, nem demandam, qualquer tipo de profundidade". Eu acrescentaria, que há coisas que se escrevem que dizem tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um blog para me distrair... É um blog catártico!
      Quase não escrevo, mas gosto de colocar o que aprecio que os outros escrevem e me marcam. Talvez tenha coragem e comece a escrever, um dia.
      É evidente que não tenho nada a ver com a música, mas gosto de colocar a música que gosto que outros fizeram para nós. O que me apetece nesse dia ;)
      Mas sabes, um blog (mesmo sob um pseudónimo) revela muitos das pessoas... os pensamentos, as opiniões, as ideologias, os ideais. Eu não te conheço, mas sei que és uma pessoa divertida e que gosta de divertir os outros. Sei que a música dos anos 60 e 70 te marcou. Sei que tens muito sentido do humor... Com certeza que tu, que não me conheces, sabes que gosto de poesia, filosofia, música... até sabes o meu quadrante político, sem nunca o ter pronunciado.
      Ora, a exposição pública que fazemos de nós é isso mesmo: exposição pública, sujeita a comentários, a críticas e até a má língua. Por que não? Se não queremos isso, retiramo-nos e não mostramos o que somos e quem somos.
      Por mim, adooooooro os comentários que fazes lá no Era uma vez uma nêspera... :)

      Eliminar
    2. Escrevi muiiiiiiito!!! Não pensei que fosse tanto... :)

      Eliminar
    3. Não foi assim tato, nêspera. E gostei de ler. Tens razão, vamo-nos conhecendo, sem nos conhecermos. O gosto pelos comentários, é recíproco :)

      Eliminar
  13. Damn right! Penso o mesmo. Malditos hipsters pá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hipsters? Achas que esses blogs são propriedade maioritariamente de hipsters, Rachelet? Não me parece...:)

      Eliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!