domingo, 22 de abril de 2012

Não gosto de blogs...

...depressivos.
Não gosto daqueles blogs em que só se lê poesia depressiva, prosa depressiva e só se ouve música depressiva.
Eu gosto do Stuart Staples, mas tudo tem os seus limites e ouço-o de vez em quando. Que diabo, se o ouvisse um dia inteiro seguido, acho que à noite cortava os pulsos.
Não acredito num estado de felicidade competa. Creio que cada um de nós tem os seus momentos felizes, mas a vida não é um mar de rosas, e desculpem lá o lugar comum.
Mas também não me parece que uma pessoa normal (e quero dizer mesmo normal e não normalizada) - a não ser que lhe aconteça uma desgaça enorme e se for esse o caso não vai ter sequer paciência para manter um blog - que por aqui escreva, viva num estado de depressão permanente. Nem consigo entender como se pode viver dessa maneira semanas, meses a fio.
Na minha óptica, este estilo de blog é cultivado, ou por alguém a necessitar de cuidados psicológicos e a querer chamar a si alguma atenção - e creio haver alguns casos desses - ou então trata-se de uma artificialidade, de pessoas que acham, como direi?, muito in manter esse perfil de sofredor, supondo que tal lhe emprestará face a quem as lê, uma aura de intelectual miserabilista.
O que mais me surpreende, é que na maior parte dos casos que se me têm deparado, pelo estilo dos escritos, tratam-se de blogs cujos autores/as pertencem a classes etárias normalmente jovens. Se alguém se sente permanentemente infeliz enquanto jovem, não lhe auguro um futuro muito risonho.
Para mim, blogs das desgraçadinhas/os, nem pó!

30 comentários:

  1. sabes que há quem olhe sempre para o copo meio vazio... eu tb prefiro ler os 'bem dispostos'. já escrever, tenho dias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bee, todos temos os nossos dias e isso reflecte-se no que escrevemos.
      Mas todos os dias em depressão? acho que é mais pose :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É uma boa definição, Mesmica. Mas suspeito que a moda já se estende a meios menos urbanos

      Eliminar
  3. Concordo. E falando por mim, que também tenho as minhas fases menos alegres e contentes, o blog serve de escape, não para me sentir pior...
    Claro que pontualmente há posts menos alegres ou mais sérios, mas fazer disso sistema não faz bem a ninguém, na minha opinião (isto partindo do princípio de que quem escreve se sente mesmo 'depressivo').
    Como dizes, acredito que haja quem ache muito intelectual e fashion ser sombrio.

    Cada um faz o que quer, claro, mas não me dá gosto lê-los :)

    (Urbano-depressivos é uma óptima descrição, Mesmica!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que só dá gosto, mesmo àquela franja que se revê na moda, TR

      Eliminar
  4. Concordo! São maioritariamente jovens com problemas de auto-estima que acham que escrever lhes traz alguma atenção...o problema é que como se seguem uns aos outros e comentam acreditam que escrevem muito bem e sobre coisas muito interessantes...*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tétisq. Mas pelo meio também há gente menos jovem, com alguma instabilidade emocional, e por vezes s idade até os torna, de certa maneira, líderes desses "movimentos"

      Eliminar
  5. Deixa lá esses pseudo Shopenhauer e continua a aparecer lá no estaminé, que por lá não há depressões ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu também não tenho pachorra para os blogues urbano-depressivos (também achei a descrição perfeita, Mesmica), mas da mesma forma que também não sou capaz de seguir os sempre-felizes-e-a-minha-vida-é-espectacularmente-boa. Gosto de alguma leveza mas intercalada com textos de certa profundidade. O meu serve essencialmente de purga ou escape, por isso não espero que faça grande sentido para terceiros. Não o considero depressivo (tem os seus momentos, sou humana e mulher, sofro de tpm e afins) mas também não irradia felicidade. Como tudo na vida é feito de “encontros e desencontros, partidas e chegadas, momentos e cores”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Anna, é disso que euu falo. Tem que haver uum equilíbrio. E acho que para os próprios, aquilo não é sequer muito salutar

      Eliminar
  7. Há gente que diz que a sua vida dava um filme. Dar até podia dar, duvido é que alguém se mantivesse mais de meia hora a assistir. As pessoas por vezes perdem a noção de como a sua vida é parada, rotineira e enfadonha. Mesmo quando inventam essas chamadas de atenção, tempestades em copos de água ou dramas rocambolescos que só existem na sua imaginação. Haverá exceções, mas são raras... :)

    Blogues depressivos? Fui... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está. Precisamente! O que inventam... de bom e de mal, o que gostariam e o que invejam em outros. Se não pusessem tanto na primeira pessoa acabavam por disfarçar ;)

      Eliminar
    2. Também não tenho paciência, Teté. Acho mesmo que deveriam pedir ajuuda, pelo menos alguns que escrevem de forma menos frívola e a corresponder com um estado de espírito realmente condizente com o que dizem. :)

      Eliminar
    3. É mesmo, Mesmica. Mas não conseguem :)

      Eliminar
  8. há pessoas que são assim na vida...:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso é não é um bocado o culto do masoquismo, Miss? Eu acho que sim :)

      Eliminar
  9. Também me incomodam esses blogues, quem escreve esses textos sempre depressivos precisa de ajuda, por muito que a vida nos brinde com infelicidade, há sempre algo de bom. E é como dizes se eu tivesse num estado de desespero assim tão grande, nem paciência tinha para escrever num blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim acabam por não incomodar porque nem lhes dou tempo, Rainha. Aquilo é mesmo um sufoco :)

      Eliminar
  10. essas avestruzes devem ser emos. (trocadilho de qualidade duvidosa mas a que não resisti)

    ResponderEliminar
  11. eu escrevo sobre a vida, o fado de ser português tás a ver?

    "Na minha óptica, este estilo de blog é cultivado, ou por alguém a necessitar de cuidados psicológicos e a querer chamar a si alguma atenção - e creio haver alguns casos desses - ou então trata-se de uma artificialidade, de pessoas que acham, como direi?, muito in manter esse perfil de sofredor, supondo que tal lhe emprestará face a quem as lê, uma aura de intelectual miserabilista."

    deixa-me dar-te a minha opinião desassombrada:penso que o José Luís Peixoto (por exemplo, podia dar-te outros exemplos, mas fiquemos por este), a poesia e o blog dele são tão depressivos que segundo ouvi dizer, o gajo já recorreu à psiquiatria diversas vezes, ouvi dizer até, que o tipo vive infelicíssimo, como tu dizes, não passa de um intelectual miserabilista, aliás eu tirar-lhe-ia o intelectual. Só para citar um.

    Realmente tenho de concordar contigo numa coisa: eu tb gosto do Stuart Staples, mas prefiro a Janine Rostron.

    Os teus posts têm imensa graça, gosto do bom humor, deverias, talvez, escrever com humor acerca das famílias portuguesas sem dinheiro para dar de comer aos filhos, escreve numa visão de felicidade abrangente, sem avestruzes.
    xoac

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, TheAlchemist

      Não conheço o blog do Peixoto. Como disse evite esses blogs, para depressivo já basta o nosso dia a dia actualmente :)

      Eliminar
  12. Nota.se que o Vic não sabe nem sonha o que é uma depressão, ainda bem para ele.
    Infelizmente é Mesmo Possível Viver em Estado Constante de Depressão, porque a DEPRESSÃO é um DOENÇA, tal como qualquer outra doença., alguns safam-se, outros não.
    A depressão é a principal causa dos suicidios.
    Qunto aos blogs cada um escreve o que quer, quem não gosta não come.
    right?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Infelizmente é Mesmo Possível Viver em Estado Constante de Depressão, porque a DEPRESSÃO é um DOENÇA, tal como qualquer outra doença., alguns safam-se, outros não"
      É precisamente por isso que digo que essas pessoas deviam ter acompanhamento psicológico. Se calhar, se tratados a tempo, não haveriam tantos suicídios-
      E quanto aos blogs, é precisamente isso que eu faço: não leio. Agora o que me parece pior é a atitude dos que apoiam esses bloguistas, ajudando-os a afundarem-se ainda mais, convencidos pelas palavras melífluas de outros, que estão no bom caminho.

      Eliminar
  13. Há imensos jovens a cometerem suicídio, os blogs são, por vezes,reflexo do que lhes vai na alma. É perigoso, até, dizer-se a um depressivo que não se lhe augura futuro risonho, é preciso cuidado com as palavra.
    boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não digo isso a um depressivo. Aliás, pelo carácter do blog, duvido que algum depressivo o venha ler.
      Mas admitindo que tem razão, bem pior é aquela horda que segue esse mesmo depressivo e o aplaude em vez de o aconselhar a procurar ajuda.
      Boas!

      Eliminar
  14. estava a ironizar qd mencionei o José Luís Peixoto. a poesia é sempre sofredora.

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!