domingo, 22 de abril de 2012

Vistos e revistos - Ao fim de semana, um filme (7) - O Leopardo

O Leopardo - Luchino Visconti


Uma frase que quase todos nós já ouvimos, geralmente de forma depreciativa, e em relação à acção de alguns políticos é a de que "tem que se mudar alguma coisa, para tudo ficar na mesma". Alguns não saberão no entanto que a frase é da autoria de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, autor de "Il Gattopardo", obra em que se baseia um dos mais imponentes filmes do século XX.
O filme, realizado em 1963 por Luchino Visconti, relata a uma parte da história do Príncipe de Salina, Don Fabrízio de Corbera (Burt Lancaster), um nobre da Sícilia do século XIX, quando este é apanhado pela guerra que alastra por Itália na perspectiva da implantação e solidificação da democracia, movimento então liderado por Garibaldi. Don Fabrízio vê no movimento uma séria ameaça à sua influencia e poder, mas começa a ter consciência que é impossível travar a revolução. Essa percepção força-o a decidir entre a tradição e o aceitar o declínio da influência da sua família. A frase a que me refiro no início, é proferida pelo príncipe precisamente quando conclui que o melhor a fazer é aceitar a situação, tentando no entanto, que tal provoque o mínimo dano possível no seu stato-quo.
Em paralelo à história de Salina, o filme relata vários outros episódios demonstrativos da decadência moral entre as várias classes sociais italianas.
O filme é pois um extraordinário fresco sobre o Risorgimento, interpretado magistralmente por Burt Lancastre, num dos seus maiores papéis, muito bem secundado por Alain Delon e Cláudia Cardinal.
Uma nota para referir a sumptuosa cena do baile, que quem já viu o filme, jamais
esquecerá.

7 comentários:

  1. Vi o filme há muitos e muitos anos, na época não o entendi minimamente! Provavelmente se o vir hoje terei outra perspetiva... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta ver, Teté. O filme é muito comprido, há que estar preparado para isso. Mas é um filme que vale a pena comprar. É um grande, grande filme.

      Eliminar
  2. Eu sei. Eu sei que é imperdoável, mas nunca vi O Leopardo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É quase imperdoável, nêspera. Mas estás sempre a tempo. Acho que há à venda a Fnac :)

      Eliminar
  3. Vuc, tem "de", não tem "que" nada...

    ResponderEliminar
  4. Xuxi, por vezes sai um disparate. A frase correcta até é: é preciso que tudo mude, para tudo ficar na mesma

    ResponderEliminar
  5. comprei o livro há pouco tempo. o filme leio depois de ter visto o livro.

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!