quarta-feira, 28 de março de 2012

Flato - A Má Reputação (Imerecida)

Que não se pense que este será um panfleto de exaltação do flato. Não! Trata-se tão somente de uma tentativa de correcção de uma injustiça que dura há dezenas de anos, praticada sobre um acto tão natural para o ser humano como o rir, o espirrar, o dormir ou o comer.
Ninguém é criticado por espirrar em público. Já se soltar um flato , Ai! Jesus! que coisa porca, indecente, ordinária. Outros adjectivos depreciativos serão usados e o “prevaricador” olhado de tal forma que se censura matasse….enfim.
Mas, e eis a hipocrisia da situação, tal só se verifica se o acto for praticado em ambiente misto de homens e mulheres (é uma situação limite em que o pretenso "transgressor" não colhe a solidariedade dos seus pares, que se encolhem cobardemente na presença do sexo oposto). Porque o principal inquisidor, o Torquemada deste caso é precisamente o sexo feminino.
Sabe-se desde sempre, que um dos principais passatempos a que os homens se entregam quando estão em grupo - para jogar a peladinha semanal, no emprego ou mesmo em jantares de confraternização - é soltar o flato, uma libertação afinal natural de uma inocente mistura de nitrogénio e dióxido de carbono absorvido do ar, com dióxido de carbono, hidrogénio e metano produzido pelo próprio corpo. (geralmente estes concursos são feitos em função da extensão temporal e da intensidade sonora do gás libertado).
Sabe-se também, que as senhoras, quando em jantares públicos ou outras manifestações em sociedade, se deslocam aos pares ao wc por quatro razões: compor a maquilhagem, criticarem o vestido de uma das outras convivas, soltarem o excesso de gases do champanhe ou da água gaseificada através de sonoros flatos, e rirem-se muito no fim. Em público, criticam asperamente quem responde assertivamente ao apelo da natureza.
Está provado cientificamente que o corpo humano, sem distinção de sexo, produz diariamente um litro de flato. Está também provado cientificamente que o flato, quando reprimido, volta aos intestinos, sendo libertado mais tarde. Isto é, o flato reprimido não é absorvido ou perdido: é adiado. Pelo que mais tarde ou mais cedo as senhoras tão prontas a criticar, terão que soltar o seu próprio litro de gás reprimido. E fazem-no. Seja em público ou em privado.
O mais curioso é que o flato através da história, nunca foi tão abominado como a partir do século XX, tendo actualmente tais manifestações sonoras, quase passado à clandestinidade. As sociedades anteriores, revelaram-se afinal mais razoáveis e tolerantes que a nossa. Recorde-se que o nosso rei D. João V organizava saraus em que o ponto alto era a soltura de flatos, arte em que o soberano era exímio e de que se orgulhava tanto, como da edificação do Convento de Mafra, ou da concepção de filhos bastardos. É também reconhecido por especialistas, um “Concerto para Berimbau e Flato” de compositor brasileiro anónimo do século XVIII, o que prova que a manifestação natural agora repudiada publicamente, já foi popular e até alvo de lisonja.
Esperemos pois, que este libelo ajude a dignificar uma função do nosso corpo tão nobre como qualquer outra (e bem mais divertida que, por exemplo, um espirro) e tão vilipendiada nos dias de hoje.
Ah! E que as senhoras metam a mão na consciência, em vez de apontarem o dedo acusador!

*(na foto, D. João V, o grande mentor do soltar do flato em Portugal)
**(quem estava à espera de vir para aqui ler sobre traques e bufas bem se lixou)

25 comentários:

  1. Já dizia o grande Shreck "antes fora que dentro"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Schreck é verde por causa dos flatos reprimidos, Gija :)

      Eliminar
  2. Clap,Clap,clap. :)
    Muito bom, V. A sociedade é contra o flato. A sociedade é má.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o flato não, Troll :). ´Só é mau se for reprimido

      Eliminar
  3. Conseguiste tornar um assunto que é visto como brejeiro, numa mistura de artigo científico com um toque de José Hermano Saraiva.

    ResponderEliminar
  4. Ahahah! As mulheres são realmente umas megeras, sem respeito por tradições tão milenares!

    De qualquer forma, este texto fez-me lembrar uma entrevista séria, que vi em tempos no programa do Jô. Séria, porque o entrevistado era uma médico especialista na matéria, que afirmava que, em média, cada pessoa dava cerca de 14 "puns" por dia... :)))

    ps - se bem me lembro, "pum" foi a palavra mais utilizada no programa, se bem que traque, peido, bufa, gás ou flato, entre tantos outros sinónimos ou eufemismos, tivessem sido igualmente pronunciados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há uma coisa em que a língua érica, é em sinónimos, Teté :)
      Tenho que ver se encontro essa entrevista

      Eliminar
  5. Ahahah, muito bom! (voceses, homes, candidatos ou não a BILF andam a dar-lhe).
    Aguardo curiosa por um texto sobre eructação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! isso de bifes não é comigo, Anna. Sou vegetariano :)

      Eliminar
    2. Mas a eructação não tem tanta piada, pois não? :)

      Eliminar
    3. Depende da qualidade da escrita :))

      Eliminar
    4. Isso é verdade. Vamos ver o que se arranja :)

      Eliminar
  6. Lindo!

    É que guardar estas coisas um dia inteiro é coisa para fazer mal à saúde. E o desconforto, senhores, o desconforto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, TR. Muito desconforto e causa de muitas indisposições:)

      Eliminar
  7. Não tenho cá problemas com o flato - toca a todos! - mas dispenso apresentações públicas do mesmo. :D

    ResponderEliminar
  8. A arte do pum. Agora fiquei curiosa para ouvir a composição desse anónimo setecentista.

    Outra função fisiológica igualmente mal conotada, mas de idêntico valor: o arroto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca aconsegui descobrir, Rachelet. Se calhar, não passa de um mito urbano :)
      Quanto ao arroto...já acho uma arte um pouco mais modesta :)

      Eliminar
  9. as senhoras (e os gajos que se comportam como senhoras - única falha nesta bela peça de prosa) deviam, portanto, retirar o dedo acusador de determinado orifício.

    ResponderEliminar
  10. Sou absolutamente contra qualquer tipo de repressão!

    ResponderEliminar
  11. este texto é ele mesmo como um peido, pode ser inconveniente e cheirar mal, mas deve ser libertado sem mácula a todo custo...torquemada the inquisition, what a show...muito bom, gostei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensei o mesmo. Se não o tivesse libertado para o blog, sentir-me-ia embuchado,Xuxi :)

      Eliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!