sábado, 31 de março de 2012

Vistos e Revistos - Ao fim de semana um filme

Vertigem Azul - Luc Besson

O filme de hoje, talvez desconhecido de muitos, é, provavelmente a obra da vida do realizador francês, Luc Besson, de quem sou um indefectível. A maior parte do filme, de 1988, passa-se debaixo de água, a grandes profundidades, característica que empresta ao filme uma beleza extraordinária e selvagem. Penso que, para os apaixonados pelo mar, será sempre um filme a ver e rever. A história relata a rivalidade entre dois mergulhadores - um francês, Jacques Mayol (Jean Marc Barr) e Enzo Maiorca(Jean Reno) - campeões de mergulho livre, isto é, mergulho praticado sem a ajuda de garrafas de oxigénio. Tal rivalidade, que vem desde a juventude de ambos, estende-se através do tempo e atinge limites pouco prudentes, e mesmo atentatórios da vida dos dois homens. Pelo meio, a disputa pelo amor de uma mulher (Rosanna Arquette).
Um filme muito belo, com banda sonora de Eric Serra.

Nota - O filme baseia-se em factos verídicos, embora romanceados, e os dois principais intervenientes retratam dois homens que efectivamente disputaram o título de campeão mundial de mergulho livre durante alguns anos.

4 comentários:

  1. Que grande e bela escolha!
    http://youtu.be/nZ2nXmbYpII
    Preciso de rever. Um dia destes. Para reavivar (outras) memórias :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ver o filme, as imagens são de uma beleza extraordinária, mas tive uma sensação de claustrofobia ao ver certas imagens. Mas também recomendo.

    ResponderEliminar
  3. Vi isto ainda pequena, e foi daqueles filmes que vi e revi várias vezes, mas já não o vejo há anos. Tenho-o ali em DVD à espera, um dia destes vai ter de ser :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca vi esse filme. Mas essa do mergulho livre... não me cheira que goste muito! :)

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!