sábado, 24 de março de 2012

Canções da Vida (10)- George Harrison (Beatles)- While my guitar gently weeps


Os Beatles eram uma banda - a melhor de todos os tempos, digo eu, porque além da hiper qualidade da sua obra, deles nasceu todo um movimento musical que ainda hoje perdura e continua a influenciar uma larga percentagem dos músicos actuais - idolatrada em todo o mundo, e vista como um todo. Simpatizava-se com Lennon como com Ringo ou McCartney ou Harrison. De quem se gostava a sério, era dos Beatles, desse grupo de 4 rapazes que ofereciam ao Mundo uma música incomparável. Contudo, e dadas as idiossincrasias dos 4 e a contribuição que davam para o grupo em termos de criação, Harrison e Starr eram os menos considerados.
Lennon e MacCartney eram criadores geniais e extrovertidos. Ao contrário, Harrison era um rapaz low-profile e ao princípio atreveu-se pouco na criação. Aos poucos foi perdendo a timidez, e a partir de 1965, começou a tornar-se cada vez mais interveniente nos álbuns do grupo.
A canção aqui apresentada, faz parte do fabuloso White Album, de 1968, e uma das melhores daquele que terá sido, provavelmente, a obra mais completa do grupo. De uma sensibilidade e de um brilhantismo instrumental incomparável, é uma das músicas maiores da década de oiro da música popular anglo-saxónica.

13 comentários:

  1. Não me canso de olhar para esta foto...caramba!

    Cadês
    Almofariza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da foto, Almofariza :). E gosto do sítio onde moro. Mas não vejo assim tanto mérito na foto.
      De qualquer forma, obrigado, visto ser o autor

      Eliminar
  2. Esta música ficava catita era com um solo do Eric Clapton, por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por acaso até há. No concerto para Bangladesh, num concerto no Japan, e uma versão do Clapton com o McCartney de 2002, de homenagem ao autor

      Eliminar
    2. Vai lá ver quem é que tocou guitarra nesta versão :)

      Eliminar
    3. Não preciso de ir ver. O Clapton na altura já era amigo do Harrisone tocou o solo numa Gibson Les Paul

      Eliminar
  3. Não sei se avise a Almofariza que a foto é uma montagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porquê fazer isso, se não é?
      (vocès agora deram para embirrar com a foto, é?)

      Eliminar
    2. Não duvido que tenhas sido tu a tirar a foto. Mas estou disposto a apostar a minha mão direita como são duas fotos sobrepostas.

      Eliminar
  4. Gosto dos Beatles, muito. Fazem parte do meu imaginário infantil. Cresci a ouvi-los, o meu irmão, bastante mais velho que eu, era fã e a miúda gostava de brincar com os discos dele.Ás vezes, à custa desse gosto de mexer nos vinis e no gira discos a coisa corria mal e aparecia uma agulha partida ou um disco riscado.

    (por acaso a foto do header também me causa algumas questões...)

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!