sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Guerra dos Sexos - Duas Questões que Nunca Vou Entender

Há duas questões que sempre me assombraram na “guerra dos sexos”, principalmente porque nunca entendi a sua razão de ser.
A primeira tem a ver com o chamado síndrome “tampa de sanita”. Já o vi debatido em inúmeros fóruns de opinião, e continuo sem perceber qual a relevância do assunto para que tal constitua sujeito de discussão.
Cá em casa, e sem nunca se ter debatido tal assunto, é assim: indivíduo do sexo masculino que vá urinar, levanta a tampa da sanita, a não ser que ande com o ponto de mira desafinado, tendo, nesse caso, que o fazer sentado. Se for do sexo feminino, só tem que baixar a tampa. Não vejo onde está a dúvida, nem porque se perde tanto tempo a debater um assunto de solução tão óbvia.
Alguém me explique, que eu agradeço.
A segunda, tem a ver com a dicotomia feminina, beleza/inteligência, isto é, o facto de muitas mulheres que se consideram inteligentes, sendo bonitas, ficarem ofendidas quando o outro sexo lhes aponta este último predicado, e também tenho estranhado ver o assunto debatido.
Porque se ofende uma mulher bonita e inteligente quando se lhe elogia a beleza? Eu quando vou ao museu d’Orsay, paro em frente a um quadro de Van Gogh e acho lindíssimo. Verbalizo para quem vai comigo, esse meu sentimento. Provavelmente, se Van Gogh ainda fosse vivo e me ouvisse, ficaria lisonjeado. Algumas mulheres belas, ofendem-se quando alguém lhes realça a beleza. Não entendo. Nesses fóruns, o argumento mais esgrimido por elas é que querem ser reconhecidas pela sua inteligência, e não pela sua beleza. Muito bem, certamente que haverá tanto de mulheres inteligentes, como há de homens. Ou até mais, porque há mais mulheres que homens. Mas…e então? Em que parte é que tal pode anular a expressão do reconhecimento da sua beleza?
O mais curioso, é que muitas delas, a seguir vêm a elogiar o Brad Pitt. Certamente, pela sua inteligência.
Mas isto faz algum sentido?

18 comentários:

  1. Quanto à tampa da sanita não me vou pronunciar porque é simples assim, homens levantam a tampa, e no fim baixam a tampa e de preferência limpam o xixi que fica na beira se andarem a ver mal ou com falta de pontaria.

    Quanto ao segundo tópico e uma vez que me considero uma mulher inteligente e bonita (já agora)não me importo nada que elogiem a beleza, mas quando a ocasião o exige espero também que me elogiem a inteligência, uma vez que não sou nenhuma montra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Vera, essa é que eu não percebo: porque é que os homens tªem que no fim baixar a tampa? Se já a levantou...Será que as senhoras não têm mãozinhas para o fazerem? Eu acho que o mecanismo é fácil: homem levanta, mulher baixa. :)

      Eliminar
  2. Em relação à tampa para mim também é simples: ela tem de estar para baixo.
    Se por alguma necessidade vossa a têm de levantar, a seguir porque não baixar!? lol... continuo sem perceber a guerra... :P

    Não me importo nada que me elogiem a beleza e acho que não se torna depreciativo o fazerem sem elogiarem logo a inteligência. Até porque é algo que não se vê logo e ninguém transpira inteligência por todos os poros de forma a que chame logo a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é isso que não entendfo. Porque é que o homem tem que levantar a tampa, e depois também baixá-la? Para a mulher ter sempre o trono preparado? Afinal, onde fica a propalada igualdade entre sexos?
      Mas essa questão até é para mim secundária. O que menos entendo é o porquê de tantas discussões sobre o assunto.
      Quanto à 2ª questão, ainda bem que estamos de acordo, PinUp :)

      Eliminar
  3. Penso que a tua comparação entre os elogios a um quandro de Van Gogh e a uma mulher bonita não foi muito pertinente, Vic. O quadro foi feito pelo Van Gogh. Ele tem mérito nesse elogio que é feito à sua obra. Por isso, é natural que fique lisonjeado. No entanto, uma mulher bonita não tem qualquer mérito em sê-lo. Daí não ficar tão satisfeita com o elogio. Agora, se disseres a uma mãe ou um pai que a filha é bonita, já se sentem lisonjeados, porque julgam que têm algum mérito nisso, lá está ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não ser a melhor, Mam, mas serve os propósitos. E há no teu pensamento, uma parte que não estás a considerar: uma parte da beleza da mulher depende dela mesma: é a forma como se arranja, como se apresenta, e que depende muito do seu brio. Uma mulher até pode ser bonita, mas se for desmazelada, acredita que nenhum homem a vai elogiar. De qualquer forma, do que eu falava era mesmo da dicotomia beleza/inteligência, o resto era mesmo só um exemplo, mais ou menos bem conseguido :)

      Eliminar
  4. A Beleza é uma poderosa arma que pode ser posta ao serviço da inteligência e vice-versa.
    As mulheres que dispensam o elogio da beleza, valorizando a inteligência como primeira palavra de ordem, ficarão eventualmente limitadas.
    Todas as mulheres inteligentes e portadoras de beleza indiscutível, usam em uníssono os dois atributos para ganhar a "guerra".

    Em relação à tampa... é-me indiferente. Não faço questão de a ver fechada ou levantada.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Aí está uma teoria sobre a tal diotomia que me agrada. Uma opinião tão perfeita que poderia ser transformada em Dogma, Gaffe. Trés bien :)

    ResponderEliminar
  6. A questão da tampa da sanita não é bem essa: há quem se esqueça sempre de a baixar! E depende das casas e famílias: cá em casa todos baixam, noutras que conheço ninguém baixa. Pior ainda, conheço quem não baixe e deixe lá a mijoca sem puxar o autoclismo. E aí a questão tem mais a ver com o cheiro... :P

    A questão do complexo da beleza é relativo! Ninguém gosta de ser confundida com loura burra (um traumazito qualquer, que as duas palavras não são sinónimos), mas por outro lado se a pessoa não se acha tão bela assim, o elogio pode parecer-lhe graxa. Com intenção que desconhece... :)))

    Isso não impede que as próprias mulheres teçam elogios a fulanos que achem giros. Afinal de contas, todas temos olhos na cara... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho é que há aqui uma confusão, Teté: a tampa a que me refiro é aquela onde nos sentamos. A de cima só vejo necessidade de a fechar quando fazemos algo mais que urinar, e para poupar o olfacto dos outros.
      Quanto ao outro ponto,parto sempre do princípio que a mulher é tão inteligente quanto eu, e é evidente que só diria a uma mulher que era bonita se efectivamente o fosse. Eu falo é daquelas que levam a mal um elogio :)Como dizes, todos temos olhos na cara :)

      Eliminar
  7. Tentando entrar na mente das mulheres que é algo que me parece impenetrável.

    As mulheres também acham que a tampa da sanita é um detalhe. E, com razão delas, por defeito deve estar fechada. Se fosse para estar aberta não precisava de existir. Até aqui não há discórdia. Mas para os homens estar aberta ou fechada é igual. Mas para as mulheres fechar não custa nada. Ora, se um homem é comodista ao ponto de ignorar uma tarefa tão fácil será incapaz de se empenhar em acções que exigirão muito mais.

    Em relação à beleza acho que a maioria das mulheres gosta de ser elogiada. Talvez algumas achem que se um homem valoriza a beleza está a ver nelas uma boneca de porcelana e elas não gostam de serem reduzidas a essa superficialidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo no que diz respeito à mente das mulheres. Por isso é que os homens gostam delas. Bom...nem todos, é verdade.
      Mas quanto à sanita, e falando da tampa, podes ler o que escrevi na resposta à Teté. Mas quanto à existência da tal tampa, em que dizes que se fosse para estar aberta, não existiria, dir-te-ei que me parece que não acreditas em bruxas ou dragões, mas as palavras existem :)
      Em relação à beleza, concordo. Algumas é que gostam de se armar ao intelectual :)

      Eliminar
  8. Bem....guerras por causa da tampa da sanita??? poupem-me...
    Eu posso ficar lixada por ter a tampa cheia de pinguinhas...isso sim acho de mau tom....agora se ta para cima ou para baixo...desde que esteja limpa :)
    Quanto ao 2º....
    bonita e inteligente...não é bom??? eu acho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe, então estamos de acordo em ambas, EuZinha :)

      Eliminar
  9. Quanto à tampa da sanita, sou muito libertária. Que a levante e baixe quem quiser.
    Quanto à inteligência e beleza... eu sou muitíssimo inteligente e belíssima. Ai de que não acumular os elogios :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim mesmo é que é, Nêspera.
      Naquilo que te diz respeito, acredito piamente :)

      Eliminar
  10. A tampa da sanita também me enerva. Mas,pensando melhor no cado, mesmo com ele baixa, os pingos provenientes da distância até às paredes da sanita, continuam lá, mesmo na tampa.
    Não teconsigo ajudar,mas quemeirrita, semduvida.
    Tenho uma amiga que resolveu a questão educando o marido já com mais de 50 anos a fazer sentado bem como o filho que já tem 17 aninhos. Desta forma, eninos e meninas daquela csa fazem todos sentadinhos e acabou-se a discussão.
    Mas, eu nnão tenho o poder dela cá por casa.
    Quanto à inteligência, tem a vercom a tradição e a cultura. Até há poucos anos poucas eram as mulheres com papel activo na sociedade em termos de funções. Eram mais vistas como mulheres donas de casa ou para servir os prazeres masculinos.
    Com a feminização da sociedade, asmulheres começaram a destacar-se e as confusões instalaram-se. As bonitas seriam para continuarem a satisfazer os homens.
    No fundo continuamos uns amimaizinhos.
    Mas,não ligues às minhas divagações, são só parvoíces.
    Um beijinho e espero que quando tiveres uma explicação ciêntifica a divulgues, também gostaria de saber.

    ResponderEliminar
  11. Vic

    Tampa da sanita para baixo, ponto final!
    Comando de televisão quieto, só pega para mudar e pergunta!
    Eduquei 3 homens,tampa da sanita para cima, era só o que faltava...

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!