segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Duas Insistências que me Angustiam

Há duas teimosias nacionais - além daquelas que são evidentes na governação do país, mas aí trata-se de uma questão de incompetência, e a essa, à incompetência governativa parece que já todos nos acomodámos (pelo menos não vejo sinais de revolta, a não ser em pequenos fogachos protestativos, todos eles demasiado tímidos) - que não entendo, ou aliás, só posso entender por uma questão de interesses obscuros, ou por pura estupidez.
A 1ª é a insistência em se enviar uma catrefada de tipos/as que nadam umas coisas aos Jogos Olímpicos, para competirem com nadadores altamente profissionalizados.

A 2ª é a de se enviarem uns rapazes ou raparigas que cantarolam no banho, com umas canções iguaizinhas às que a minha avó cantava para espantar os pássaros das videiras, ao Festival da Eurovisão onde, já se sabe, as panelinhas já estão todas feitas e o nosso país, só se o Elton John se naturalizasse português é que teria algumas hipóteses de se qualificar para a final. 

Se alguém me conseguir elucidar sobre estas duas minhas incompreensões que tanto me atormentam, façam favor.

10 comentários:

  1. O meu incondicional apoio. Com uma diferença: o Festival da Canção não é mesmo para levar a sério.

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo nesta, Vic, também é algo que se me escapa...

    ResponderEliminar
  3. Se o Elton John se naturalizasse português só ganharia o Festival em Portugal se concorresse com uma letra da Rosa Lobato Faria, o que actualmente seria difícil...

    ResponderEliminar
  4. A única razão que vejo é que não podem concorrer só os que ganham, é preciso que haja quem faça número.

    ResponderEliminar
  5. Se não temos competência para vencer, parece-me um desperdício participar.

    ResponderEliminar
  6. Realmente, que patetice essa porcaria do festival da EuroVisão. Julgo que essa competição devia ser alvo de estudos científicos sobre o comportamento humano. É decadente! Em relação à nossa prestação nos Olímpicos... oh pá, já desisti! Agora ando uma fútil e brejeira e só olho para os corpitos dos moços! Estou-me a cagar para a prestação dos portugueses! Não fazem nenhum!

    ResponderEliminar
  7. Por acaso também não percebo a ânsia de muita gente com as medalhas olímpicas, como se só isso importasse nos jogos. Já que os atletas portugueses têm condições muito inferiores a outros atletas altamente profissionalizados, percebe-se lindamente que não vão lá para ganhar, mas para competir. E ganhar experiência em competições que doutra forma não teriam. É o mínimo que Portugal pode fazer por eles, deixá-los representar o país...

    Quanto ao Festival da canção, é certo que as panelinhas e as conveniências estão armadas, no concurso internacional e nacional. Pode-se dizer que é um concurso paneleiro... :D

    Mas também não aquenta nem arrefenta, pelo menos no que me toca! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté, um nadador que vai nos seus 4ºs JO e fica sempre nos últimos lugares sem sequer se qualificar para a fase seguinte, pensas mesmo que ele vai lá para ganhar experiência? Eu concordo em relação a certos desportos, em relação à natação não. Aquilo é sempre uma vergonha e nós é que pagamos. E não penses que eles têm condições inferiores aos de outros países. Isso era dantes. Teté,
      Em relação ao festival, não é uma questão de aquecer ou arrefecer, é uma questão de dignidade, e é preciso notar que eles estão lá a representar o país. E se toda a gente pede contas à RTP, de certeza que a participação no Festival custa umas boas centenas de milhares de euros, Teté

      Eliminar
  8. Muito honestamente já nem ligo a essas participações fantasma nesses cenários.
    Cansei-me de nos ver perder lol..

    ResponderEliminar
  9. Nós eramos bons era nos Jogos sem Fronteiras :)

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!