sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pussy Riot e o Estalinismo


O grupo punk e feminista "Pussy Riot" (nome muito sugestivo, sem dúvida), está a ser julgado, por ter ter "insultado" Vladimir Putin numa "oração" levada a efeito numa catedral ortodoxa.
A acusação quer uma pena de 3 anos por acto de vandalismo e incitação ao ódio religioso.
Durante um concerto em Moscovo, Madonna defendeu o grupo, e foi de imediato insultada pelo vice-primeiro ministro russo, o bom cão de fila do chefe, que deixou escapar a seguinte pérola:"Com a idade, toda puta velha tende a dar lições de moral a todo mundo. Em particular, em suas viagens pelo estrangeiro"
Os adversários de Putin, vêm nisto tudo, resquícios de estalinismo. Exagero! Com Estaline, as raparigas já teriam desaparecido. Com Khrushchev estariam a caminho de um gulag. Bem, se calhar em ambos os consulados, elas nem sequer teriam cantado. Agora, o que não há dúvida é que o regime ainda não perdeu alguns dos tiques totalitários que tinha, embora se tenha sofisticado nos métodos.
Para dar um ar de legalidade ao que faz, sustenta-se numa justiça por si controlada e assim, está tudo muito bem, muito correcto.
Talvez este seja um sinal para quem por cá ainda pensa que a nossa democracia é irreversível. Até porque, neste momento, poderá a nossa situação não ser assim tão diferente da que vigora na Rússia.
Ou então sou eu que ando um bocado confuso.

5 comentários:

  1. Já vi as coisas mais longe, isso ou também ando confusa.

    ResponderEliminar
  2. Em todo o lado, a "formiga que anda em sentido contrário" é alvo destas manifestações de castração da liberdade individual que ainda existe muito por aí. Portugal não é, efectivamente, excepção. E, ou eu ando também muito confusa, ou realmente as coisas caminham para lá a passos largos.

    ResponderEliminar
  3. Partilho da tua opinião! Estas democracias feitas à imagem de quem as lidera e que inventa novas leis e uma justiça própria e controlada para castigar os opositores é muito frágil...

    Liberdade? Só para os muito sonhadores... desde que não se metam em politiquices!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não me parece nada que estejas confuso...

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!