segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Victoria's Secret vs Dove e a Beleza Feminina

Esta é a diferença entre a publicidade enganosa e a realidade.
Enquanto a Victoria's Secret lança uma linha para mulheres que só existem (ou sobrevivem) nas passarelas e à custa de dietas absolutamente contra-natura e ridículas, a Dove lança uma dedicada à mulher real, e que, quanto a mim, é bem mais interessante que aquele estilo tabua-de-engomar retratada pela WS.
Mesmo não tendo qualquer interesse particular no assunto, gostaria que a Dove tivesse retorno pela sua coragem, e que as mulheres se vejam como realmente são, e não a imagem que a WS lhes querem impingir.

31 comentários:

  1. E não são só dietas, aquela imagem tem muuuuuuuito photoshop

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, São João, mas as que se vêm nas passarelas são iguais e essas não têm photoshop :)

      Eliminar
    2. e não só photoshop, mas muita dietashop, esqueletoshop,neuroticashop...

      Eliminar
  2. Eu sou pela Nivea! \o/ ahah
    Por acaso não me agrada nenhuma das campanhas. Umas são ultra magras, as outras são reais demais ahah
    Se uma pessoa se besunta, não é pa ficar chubby na mesma :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uena, no entanto a Dove dá, como dizes uma imagem mais real do que é a morfologia, por exemplo, da mulher portuguesa. O que não quer dizer que a algumas das retratadas não procurem adelgaçar a silhueta.
      Agora, sem curvas com as de cima, é que não gosto nada, :)

      Eliminar
    2. True story.
      Acho que todos os anunciantes ganhavam ao adaptar os anuncios às realidades dos países. Aqueles que fazem só adaptações, dobram o anúncio e já está, podiam tão melhores resultados se usassem homens e mulheres portuguesas!

      Eliminar
  3. Eu estou com a Uena e acho que a vantagem está no meio termo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também,Su. O que acho é que a imagem da Dove é muito mais condizente com a realidade, enquanto a outra chega a ser escabrosa :)

      Eliminar
  4. Brilhante post!
    Mas infelizmente Vic, o que vende mais é a imagem artificial de mulher perfeita.
    E atrás disso vêm as anorexias e bulimias na adolescência. Mas isso não importa, o que importa é vender! ;)

    O Marketing tem estas artimanhas... lool e muita gente se chocou com a Dove, lá está, porque por norma uma mulher gosta de olhar e ver o que algum dia poderia ser, e não ver o que já é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Pin, as de cima estão longe de ser as mulheres perfeitas. Parecem campeãs de nataçao: nada de rabo, nada de cyrvas, nada de mamas...
      Acho que a Dove dá a imagem real do que é a mulher. As da WS são quase umas freaks.

      Eliminar
  5. Pois eu assumo-me como sou, ali prós lados da quarta a contar da esquerda. Yap, sou uma pessoa abundante de... ideias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não cheguei a perceber se te referias às de cima ou às de baixo, RS :)
      Mas muitas e boas ideias, sei eu que tens :)

      Eliminar
    2. Sou uma tola. Das de baixo, naturalmente. :D Para chegar às de cima, tenho de passar muita fominha e eu gosto pouco de sofrer.

      Eliminar
  6. Vá lá, alguém que se lembra das mulheres normais!

    ResponderEliminar
  7. As de cima nas passereles podem não ter photoshop, mas têm muitas correções, o problema é que os corretores têm pouco espaço para trabalhar...se isto é beleza...

    As da Dove são reais, pelo menos parecidas connosco e com o que vemos todos os dias na rua.

    E depois ainda tens as do meio termo, as que vivem nas revistas e que são esculpidas de alto a baixo com um martelo antes e depois tratadas com photoshop...tão diferentes do que são na realidade...muitas delas publicadas neste blog :p eheheh

    É o que temos...o pior é que as de cima e as do meio dão cabo da cabeçinha de muitas meninas :( ...e as de baixo ninguém gosta porque são muito reais.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, acho que há um tipo intermédio. Acho que a campanha da Dove se destina essencialmente à mulher comum, e muito bem.
      Se formos falar de elegância tout court, penso que as de cima deveriam ganhar alguns quilos dos que as de baixo deveriam perder :)

      Eliminar
  8. Confesso que as da Dove não me encantam. Culpem anos e anos a fio de lavagem ao cérebro. Se bem que sempre preferi as modelos dos anos 90, pré-Kate Moss. Aliás, como adolescente magrinha sofri muito por isso.

    Aqui, entre umas e outras, por mais que digam que não, o olhar recai nas de cima (Pelo menos, o meu.).

    Claro que prefiro o meio termo. Isso é que infelizmente, nas campanhas publicitárias na Europa, é coisa rara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Alexandra. É essa a minha ideia. O ideal, e como referi acima, acho que as de baixo poderiam dar alguns quilos (não muitos) às de cima :)

      Eliminar
  9. Acho que nem 8 e nem 80. ;P
    As publicidades deviam ser mais reais :)

    ResponderEliminar
  10. O que penso é que entre os cabides ambulantes de cima e as mulheraças de baixo ainda existem variantes. Ou seja, também não parece muito lógico que para padrão de pessoas normais só escolham raparigas... como direi... cheínhas! Mas pronto, eles é que sabem... ;)

    ResponderEliminar
  11. A Dove tem um marketing fantástico.

    ResponderEliminar
  12. Hum...eu uso a marca ;)...talvez porque me encaixe na perfeição neste grupo.
    Concordo com a realidade usada para a publicidade, mas acredito que a maioria do homens prefira a primeira.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. As modelos da primeira imagem até me causa alguma "confusão". Prefiro ver carninha a mais que ossos! A magraza extrema dá ar de doente e de fragilidade extrema.
    Mas, sim, o meio termo seria o ideal.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  14. Outra coisa. Quanto às modelos da Dove, algumas são cheinhas sim mas nem todas. A grande diferença é que todas elas têm uma estrutura de ossos larga. Muitas delas nem barriga têm, apenas as curvas naturais desse tipo de estrutura.

    ResponderEliminar
  15. Percebo a ideia e apoio mas sinto-me excluida...não encaixo nem numa nem noutra imagem; e agora?
    É que entre umas e outras, como diz a Teté, há variantes.
    Mas apoio-te a 100% no que toca à escolha entre uma e outra imagem.

    ResponderEliminar
  16. women's secret não é o mesmo que victoria's secret :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi um lapso, que no título não se verifica :) Thanks, já alterei

      Eliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!