quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Educação que os meus Pais me deram, afinal é uma Treta

Nos dois últimos dias, comprovei em duas situações, que o tempo que gastei a ouvir os conselhos dos meus pais deviam ter sido usados de forma mais proveitosa.
O meu pai ensinou-me a abrir as portas às senhoras e dar-lhes prioridade nas entradas de elevadores, a puxar-lhes a cadeira e, depois de elas sentadas a voltar a empurrar para que fiquem bem sentadas. A minha mãe, disse-me sempre que devia dar lugar aos velhos, incapacitados e grávidas nos transportes públicos. E mais umas coisas, vocês de certeza que já entenderam.
Anteontem andava à procura de lugar para estacionar, e 50 metros à frente, vejo um carro a fazer marcha atrás e a fazer pisca, sinal de que ia sair. Fui devagar, e parei à espera que o senhor fizesse a manobra. Ele lá saiu, e eu avancei um pouco até ficar paralelo ao carro da frente, para estacionar´de marcha atrás como é normal. Ora estava eu a meter a mudança, quando chega uma rapariga com um daqueles carros que parecem uns porta-chaves - acho que era um Smart - e enfia-o de frente no lugar vago. Bem, nem queria acreditar. Travei o automóvel, activei os 4 piscas, saí do carro e fui-lhe bater no vidro do carro. Quando ela baixou o vidro, expliquei-lhe que estava ali para estacionar e que tinha chegado primeiro. Foi então que ela me olhou de um modo que parecia que os papéis estavam trocados, e que estava a ponto de sair do carro para me dar um tareia, mas lá se aguentou e limitou-se a mandar-me para um sítio da anatomia da minha tia, que lhe fica para aí um palmo abaixo do umbigo, antes de voltar a fechar o vidro.
Claro que me engasguei e fiquei sem resposta para lhe dar. Depois de uns momentos em estado catatónico, voltei ao carro e fui à procura de outro lugar.
Ontem, fui ao supermercado. Como tinha poucas coisas fui para aquelas máquinas de pagamento automático, e pus-me na fila. Quando chegou a minha vez avancei para a máquina, pousei as compras, iniciei ao sistema, e preparava-me para registar o primeiro produto, quando veio de lá detrás da fila desembolado, um velhote (trazia uma bengala, mas aquilo devia ser só para vista, que ele andava muito desembaraçado) com um chouriço na mão, que se chega ao pé de mim, me dá um empurrão, e grita:"Eu tenho prioridade". E eu respodo:"Ok. Mas isso é na fila. Eu já estou a registar os produtos", e o velhote: "Isso a mim não me interessa nada", e como eu não me afastei de imediato, enfia-me uma bengalada na canela direita, que me fez ver as estrelas e tive que me conter para não largar um palavrão.
A operadora chegou-se ao pé de nós para acalmar o homem, mas estava a ver que ela também levava uma bengalada. A sorte foi que vagou outra máquina, e a senhora lá convenceu o homem a usá-la. Respirei fundo, acalmei-me e lá prossegui com o registo das compras. Entretanto, a operadora veio ao pé de mim a pedir-me desculpa. Pois, mas a bengalada já ela não me tirava.
Por fim, lá fui eu a coxear, meter as coisas no automóvel, mas sempre a olhar para os lados e para trás, não me fosse o ancião desvairado aparecer de repente vindo do nada, de bengala em riste para me desancar.
Portanto, já tomei três decisões:
- pelo sim, pelo não, vou começar a estacionar sempre de frente, como os aselhas.
- verificar sempre se não há velhos armados com bengalas, quando me puser nas filas de pagamento dos supermercados
- pelo sim, pelo não, vou comprar umas caneleiras e uns tampões para os ouvidos.

12 comentários:

  1. Desculpa-me por rir porque a situação é caricata mas olhando por detrás da comicidade do momento, dá-me uma tristeza enorme ver como todos os valores se vão perdendo...
    Agora, quid pro quo; há pouco mais de uma semana fui agredida com um saco de carcaças (juro) por uma idosa que me queria passar também (tal qual como tu) à frente!

    ResponderEliminar
  2. Eu que digo "por favor" e "obrigada" fico abesbílica com estas situações. Na última escola onde estive nunca vi um aluno a ceder passagem a um professor, pelo contrário, só faltava empurrar-nos para passarem primeiro, quer fosse nas portas ou escadas. Não sou nova, mas, gaita, também não sou assim tão velha. Definitivamente estou ultrapassada.

    ResponderEliminar
  3. A falta de educação está a atingir até aqueles que foram bem educados... Poderia eu dizer que a crise de valores está a levar-nos à miséria!

    ResponderEliminar
  4. Constate-se que aqui no Brasil a situação é a mesma. Tudo o que relataste, exceto o bengaleiro, acontece também. E não são só por parte da juventude não, adultos o fazem com uma desfaçatez, uma ignorância e uma total ausência de cidadania.
    Teu texto está absolutamente esplêndido. Tens livros publicados?

    ResponderEliminar
  5. Já me aconteceu ambas as coisas e na primeira nem me chateei porque aqui na minha rua e redondezas, ter a sorte de encontrar um estacionamento e uma nota de 20€ é quase a mesma coisa. São 7 cães a um osso e euzinha dou a mão à palmatória pois já fiz o mesmo, ups!
    Na segunda situação, não me fiz de rogada, pois eu sou muito bem educada mas quando me chega a mostarda ao nariz, ponho as mãos na anca e perco a compostura :D A máxima de que velhice não é um posto, é coisa que me sai várias vezes boca fora, é que os idosos usam a sua condição para tudo e mais alguma coisa, e na maior parte das vezes, tem mais tempo, mais paciência e mais força nas pernas que eu.
    Pronto, em conclusão, compreendo perfeitamente a tua revolta :)

    ResponderEliminar
  6. Que tristeza, Vic. Se não fosse tão triste, até podia ser cómico. Mas isto vai de mal a pior. Se alguém me fosse bater no vidro do carro, porque fiz uma merda dessas, ficava vermelha como um tomate e prontificava-me a pedir desculpas. Enfim...

    ResponderEliminar
  7. Situações dessas são o pão nosso de cada dia, infelizmente :(

    Sou bem educada e ponho em prática todos os valores que os meus pais me ensinaram, dou muita vez o meu lugar seja em que situação for, desde que pedido com educação ou eu veja que a pessoa atrás de mim está a precisar, mas não façam de mim parva, nem abusem da minha paciência e da minha boa vontade...

    Uma vez estava no supermercado, com as compras do mês, numa caixa, que não reparei e nem me avisaram, uma caixa prioritária para idosos, pessoas com crianças ao colo e grávidas...já estava com a maioria dos produtos em cima da esteira rolante e a empregada já tinha registado 3 ou 4 produtos quando apareceu uma grávida, pouco grávida por sinal, de tal maneira que nem cheguei a saber se realmente estava grávida ou se era apenas barriguda, cheia de manias e com aquele ar de "tou no meu direito"...passa por mim sem pedir licença e dirigi-se à empregada a dizer que parasse de registar e que me obrigasse a tirar tudo da esteira porque ela tinha prioridade...nos entretantos ia dando umas bocas, que estava no seu direito, que eu não devia estar ali e blá blá blá...fiquei danada, mas não lhe disse nada e nem olhei para ela, arrumei tudo de novo no carro pedi à empregada que anulasse a minha compra e fui embora para outra caixa.

    Claro que ela estava no seu direito, mas foi uma besta, não custava nada exigir o seu direito com educação...

    Enfim!

    As melhoras da canela :)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Oh Vic, a tua vida é umaverdadeira odisseia.
    Até tenho uns certos ciúmes. Por aqui é uma pasmaceira.
    Quer dizer de vez em quando dizem umas asneiras, mas tenho imunidade a palavrões. Não gosto e ponto final.

    Essa menina devia ter levado com um sermão de boas maneiras. Quanto ao ancião, só se for da revolta pelas reformas miseráveis.

    Penso que deves continuar com a tua educação. Marcarás a diferença e só terás a ganhar.
    Homens como ti já há poucos.

    Espero que já estejas recuperado.

    um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Ahahhahahahahahahahhaha (que tristeza) para a próxima, leva uma barriga falsa e diz que estás grávido! É a única forma de te darem prioridade e de te tratarem com alguma cortesia :DDD

    ResponderEliminar
  10. Há situações do diabo, Vic. As pessoas andam revoltadas, mas isso não pode ser desculpa para descontarem em quem não tem culpa nenhuma...

    ResponderEliminar
  11. Uns não tiveram educação, é o que é. E isto serve tanto para os novos, como para os velhos. Todos os dias vejo situações deste género. É triste, confesso. Fui educada para ser educada com os outros. Tenho pena que comigo são poucos os que seguem essa norma.

    ResponderEliminar
  12. A operadora que mal mencionas, acabou por entrar na história para te discretamente relembrar que nem todos são tão mal educados.

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!