quinta-feira, 24 de maio de 2012

Breves notas...

...sobre a matéria do post anterior.



Saddle Shoes

É verdade, não sou um fashion blogger, mas tal não impede que tenha opiniões muito definidas sobre alguns assuntos, versando a moda homem. 
Como sei que os homens são menos permeáveis a conselhos nesta questão, mas que ao mesmo tempo, podem ser influenciados pelos conselhos de namoradas e mulheres - havendo mesmo alguns que por elas são vestidos - (atitude aceitável, mas a evitar no que diz respeito a gravatas, para as quais a generalidade das mulheres têm um gosto muito duvidoso) - estas breves notas destinam-se a elas. 
Quebrando tabus: 
- Calças coloridas (verdes, amarelas, vermelhas, etc.). Estilo Ivy League. Pouco toleradas por cá. Aqui a dois passos, em Madrid, e por esta altura do ano é comum vermos homens de aspecto respeitável, faixa etária dos 40/60, blazer azul marinho de bom corte, camisa, gravata, lenço na lapela e calças...vermelhas ( ou verdes). Paris, Londres, Milão, é igual. Trata-se pois, de uma questão de mentalidade. Provinciana, a nossa, eu diria.  As calças (de qualquer estilo, mesmo jeans) devem SEMPRE acabar onde começa o sapato (no verão, admite-se a calça ligeiramente mais curta, a deixar ver o tornozelo, e com ou sem virola). Inadmissível é a calça a cair em fole sobre o sapato. 
- Gravatas - mais vale ter poucas e boas. De lã, de seda ou de malha, lisas, de riscas, regimentais ou paisley e a usar sempre bem conjugadas com camisa e fato ou casaco. O nó de gravata que mais me agrada é o Four-in-hand, embora dependa muito do tecido da gravata. 
- Camisas e pólos - mais uma vez, não ostracizar esta ou aquela cor, como no caso das calças. Mente aberta, portanto. A conjugação com a demais indumentária é que é o mais importante. Por exemplo, um polo cor de rosa fica sempre bem com umas boas jeans 
- Roupa da Zara e coisas do género. A evitar. A Zara pode ter umas peças giras para mulher, mas no que respeita ao homem, as coisas que vendem são pavorosas.. Os fatos zarianos, além de mau corte - aceito que pelo preço não se possa exigir muito mais - geralmente têm bandas muito estreitas, o que obriga quem os veste a usarem aquelas gravatas muito estreitinhas, estilo pila de gato, que é do mais horroroso que se pode usar (uma nota explicativa: a gravata deve acompanhar em largura, a largura das bandas do casaco). - - Fatos pretos ou cinzentos. Os 1ºs são aceitáveis em situações muito formais. No dia a dia, fazem um homem parecer um gato pingado. Os 2ºs têm que ser de muito bom corte e ajustados ao corpo. Largos ou demasiado justos, fazem o homem deselegante e...cinzento. Tipo empregado bancário desmazelado.


Bucks

Um capitulo à parte para os sapatos. Já aqui falei a minha preferência pelo bom sapato inglês de Northampton. Contudo, estamos no Verão, e vou abordar os estilos de sapatos que mais me agradam para esta altura, desde que a situação não seja formal. 
Além das populares alpercatas, que só uso na praia, há os de vela que são muito populares por cá - e que devem ser sempre usados sem meias, como é óbvio - e uso, embora prefira os "bucks" ou os "saddles". Estes, são estilos de sapatos muito semelhantes entre si, como podem ver nas fotos - os saddles têm duas cores ou dois tons da mesma cor - lisos e geralmente de sola de borracha, quase sempre avermelhada. Muito leves, é essa, além da parte estética, a razão que me faz preferi-los aos sapatos de vela. 
E sobretudo, que se evitem os malfadados ténis. Se há moda mais abstrusa é esta agora de usar fatinho, gravata e...ténis. Além do mais, têm aquela horrorosa tendência para se tornarem mal-cheirosos após uma semana de uso. 

Nota: - Aceitam-se questões.

20 comentários:

  1. Epá, isso é que tu és entendido no assunto! Mas concordo plenamente em relação ao provincianismo de fatos cinzentos. Ou azuis escuros. Vais almoçar a um restaurante no centro da Lisboa e só vês homens fardados dessas cores (não estou a falar de rapaziada, obviamente!). Por vezes, com gravata no mesmo tom e camisa branquinha ou azul clarinha, para aliviar o ar enlutado... :)))

    Dito isto, há mentalidades que não mudam. De modo que não vais oferecer uma camisa, pólo ou gravata cor de rosa a quem nunca a vai usar. HOMENS! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Teté, há mentalidades que parece que ainda não saíram da idade da pedra :)

      Eliminar
  2. As calças encarnadas ficaram muito ligadas ao novo-riquismo cavaquista. Exactamente por isso, deixei de as usar (tinha umas encarnadas, outras amarelas e umas verde-claro, mais ou menos alface)quando isso aconteceu. Hoje em dia, não uso. Mas, tan, tan, tan, tan, uso de bombazina, no inverno,umas cor de tijolo e outras cor de cereja. Quanto aos "saddle shoes", gosto bastante, mas, por uma ou outra razão, não tenho nenhum. Estive não há muito para comprar uns da Carmina, mas deve ter-me dado um ataque de forretice

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, amigo JC, nunca fiz essa ligação, mas também não seria isso que me faria deixar de usar uma coisa de que gosto, embora agora até não use muito as tais calças vermelhas. De bombazina também tenho umas Bordeaux. Muito práticas.
      Quanto as saddle, vá até à Massimo Dutti que os há lá a preço acessível
      Abraço

      Eliminar
  3. Daqui a nada já andas a fazer lançamentos de garrafas de vinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda se fosse cerveja da boa, Pepper :). Não bebo vinho. Aliás, em relação a bebidas alcoólicas, estou muito limitado :)

      Eliminar
  4. Pronto, pronto...põe lá o 2º blaser da 1ª fila do post anterior mas com a gravata do 3º conjunto da 3ªfila, calça estes sapatos azuis e podes ir passear a cadelinha feito um gentleman.
    A cor tipo vaporub (assim verde clarinho) também fica bem com qualquer jean e calças caqui ou bege...

    ResponderEliminar
  5. Ui, tanto sapatinho. Dá-me chutos, dá-me chutos...

    ResponderEliminar
  6. Não sei onde queres que te dê chutos, mas é só pores-te a jeito que eu avio-te, Chico :)

    ResponderEliminar
  7. Fiquei ofendida com aquela do "as mulheres têm um gosto duvidoso para gravatas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss, é só a constatação de um facto, nada mais :)

      Eliminar
  8. Muito bem, estás aprovado...já vi que percebes da coisa...gostei deste post :)

    Em relação à Zara Homem tens razão no que dizes sobre os fatos, mas olha que têm camisas, pijamas e algumas malhas muito giras...

    Os sapatos são giríssimos :)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acredito que tenham uma cosa ou outra razoável, mas geralmente são de má qualidade, Maria. Prefiro coisas duráveis .:)

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Nem por isso, Vera. Mas gosto de coisas de qualidade e detesto preconceitos e o espirito tacanho do portuguesinho nesta questão dos hábitos de vestir. Podes não acreditar, mas ainda há gente que acha que por exemplo o rosa, não pode ser usado por homens...

      Eliminar
    2. Isso é porque não viram o Alfie. Pacóvios! Aquela camisa cor-de-rosa papou a Marisa Tomei e a Susan Sarandon (que sarada é ela!).

      Mas o mal não é só dos homens, somos muito cinzentões como povo. Mesmo as mulheres portuguesas são muito de cores neutras e pastéis. Isso só nos faz (ainda) mais pastelões.

      Eliminar
  10. Só uso roupa preta (com uma ou outra cedência ao cinzento que, para mim, é preto claro). Fatos... naaaaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Moyle, não podemos estar de acordo em tudo. A mim, o preto deprime-me um bocado. Por isso, evito-o. Acho mesmo que preto, só tenho uma gravata para ir a funerais, felizmente quase nada usada :)

      Eliminar
    2. Cada um é como é, natural e felizmente que as coisas assim são. Eu não me consigo ver de outra cor que não o preto (e ligeiras cambiantes cinzentas). Nem consigo ver no sentido de imaginar nem consigo ver no sentido oftalmológico, pois não saio à rua com nada de outras cores :)

      Eliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!