quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Candente Problemática do Atum Rabilho

Bruxelas, 15 de maio - A Comissão Europeia advertiu hoje que serão conduzidos controlos rigorosos para garantir que as frotas europeias que se dedicam à pesca do atum rabilho, como a portuguesa, respeitam as quotas instituídas para a campanha que começa quarta-feira. Na véspera do arranque da principal época de captura de atum rabilho, que decorrerá entre 16 de maio e 14 de junho nas águas do Mediterrâneo e Atlântico, o executivo comunitário indicou hoje que está “pronto” para esta campanha, e, “em estreita colaboração com os Estados-membros envolvidos” entre os quais Portugal, “todas as medidas necessárias estão a ser tomadas para assegurar que as frotas da União Europeia, respeitarão integralmente” as quotas estipuladas.
Esta notícia veiculada ontem pela Lusa, deve requerer toda a nossa atenção, tal a sua acuidade. Nada de abusar do rabilho! Já estou a imaginar a União Europeia a requisitar à ONU capacetes azuis para guardarem a casa do José Castelo-Branco. 
 Com franqueza, na situação em que a Europa se encontra, estes tipos entretêm-se a discutir o destinos dos rabilhos? Porque é que não vão mas é para casa brincar com as pilinhas e os pipis (para as gentes do norte, com os pitos), em vez de perderem tempo e o nosso dinheiro, com temas como este? 
A seguir vem o quê? a questão da reprodução em cativeiro do carapau rabiço? E seguir-se-á o problema suscitado pela sobrevivência do cherne panisgas?


 (sugiro desde já uma manifestação em prol da preservação do atum rabilho, onde se poderiam exibir, por exemplo, as seguintes palavras de ordem: “Sim ao casamento entre atuns rabilhos”; “Sim à opção de atunzinhos rabilhos por casais de atuns rabilhos” e outras do género.)

7 comentários:

  1. Segundo consta, quem não vai sobreviver é o cherne, panisgas ou não! :))

    ResponderEliminar
  2. A pesca deveria ser uma aposta forte do país, mas admito que esse tipo de preocupação tão minuciosa parece-me um pouco fora da realidade.

    E o Zé realmente tem um rabilho abusado. ahahahah

    ResponderEliminar
  3. ahahhaahah! Com tantos problemas por esta Europa e estão preocupados com o rabilho.

    ResponderEliminar
  4. Credo... só podem estar a gozar connosco.

    ResponderEliminar
  5. Junta aos rabilhos o problema das galinhas que, coitadinhas, não podem viver todas ao monte... têm, agora, de habitar uma jaula T2, com ar condicionado e TV cabo... e assim se destruiu uma indústria (que funcionava bem) dos países do sul da Europa - a indústria dos ovos e ovoprodutos. Que exportava-mos e, agora, temos de importar... Tudo em prole do "bem estar animal"... e como se consegue cumprir o rácios de galinhas por m2? Ora... matam-se as galinhas que estão a mais... Bom, não é? As galinhas mortas vão ficar muito felizes pelas que conseguem sobreviver.... :(((

    ResponderEliminar
  6. http://www.youtube.com/watch?v=vpjUOy_epKU - este não sei se é rabilho, rabiças ou panisgas, mas está bem esgalhado, isso está ;)

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!