terça-feira, 29 de maio de 2012

Em Bruges (2)

Prosseguindo o passeio por Bruges, e sempre com os canais e o ambiente de tempos passados a envolver-nos, desembocamos na grande praça central, um recinto rodeado por belíssimas construções medievais, das quais se destaca o neo-gótico do edifício municipal

Em todos os cantos se encontram pormenores encantadores, como o ‘De Steeghere', com os seus 48 nichos com estátuas, e á porta do qual se encontram os leões empunhando as armas da cidade.


Pode-se sempre optar por parar um pouco para almoçar num dos muitos restaurantes da cidade, almoço no qual não poderá nunca faltar a excelente cerveja belga. Embora outros países gozem da fama, a Bélgica é o país da cerveja por excelência - diria mesmo que tem as melhores cervejas do mundo, nomeadamente as concebidas em 6 dos conventos trapistas. É vulgar a cerveja caseira ou a micro-cervejeira.

Em Bruges existe uma cervejeira familiar chamada De Halve Maan que produz a Brugse Zot, que quer dizer O Louco de Bruges (esta era uma dubbel, que quer dizer que é de dupla fermentação), que foi provada e mais que aprovada.
Na Bélgica, cada marca - e são à volta de 2.000 - tem o copo próprio onde é servida.

Depois do almoço, continua-se o passeio, a pé ou a cavalo, descobrindo-se calmamente pormenores surpreendentes ou entrando-se numa das muitas chocolateiras para saborear um chocolate belga a sério. Ou numa das lojas de rendas de bilros, um dos orgulhos da cidade

Em Bruges, sai-se por uma porta, para logo se entrar noutra, onde as surpresas continuam…

Os últimos olhares a Bruges são para pequenos pormenores …

…e para as suas luzes artificiais, mesmo que na altura da visita os dias permanecessem luminosos. Mas sempre gostei dos candeeiros públicos. Talvez porque vi o Vasco Santana a falar com um, sempre os achei, de certo modo, um pouco humanos. E as velhas paredes por fundo...



E claro, a música de rua não podia faltar.

8 comentários:

  1. Esses candeeiros de rua são amorosos... impossível não adorar a arquitectura.

    ResponderEliminar
  2. Já vi que vale a pena visitar...gostei de tudo :)

    Sabes que também gosto de candeeiros públicos? eheheh

    :)

    ResponderEliminar
  3. Pronto, agora já vi tudo! Quando um dia for lá, até posso ficar no hotel, que o passeio já está completo... :)))

    Também tenho uma série de fotografias de candeeiros, mas de Lisboa! Todos tão diferentes... e alguns belíssimos também! :D

    Onde não me convenceste foi na cerveja! Descobri que sou uma racista no que toca a ela: só gosto (e muito) das loiras... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté, aquilo são cervejas. Aquela não tem nada de semelhante com as portuguesas. Se provasses, mudavas de opinião em 3 tempos :)

      Eliminar
  4. poh poh poh

    não foste ao DeGarre, isso é que é.
    a Brugse Zot é boa; a minha preferida continua a ser a Tripel Karmeliet ;)

    ResponderEliminar
  5. Pois não, ml. Estive lá durante o dia. Não dava para ir ao pub.
    A Tripel Karmeliet é só jeitosa. Grandes cervejas são as Westvleteren, as Rochefort Trappist e mais algumas outras. Nem me fales em cervejas, é uma das minhas especialidades. Já tive um blog sobre o assunto e tudo :)

    ResponderEliminar

Eu leio todos com atenção. Mas pode não ser logo, porque sou uma pessoa muito ocupada a preencher tempos livres!